Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Fórum Tocantinense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FTCBH) realizam simultaneamente nos dias 26 e 27 de fevereiro a Conferência Regional de Mobilização para o 8º Fórum Mundial da Água e o II ECOBTO - Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins. As inscrições estão abertas e podem ser feitas a partir do link disponibilizado no site da Semarh: www.semarh.to.gov.br.

Com o tema “As Águas do Tocantins no 8º Fórum Mundial da Água: Plantando rios nas nascentes do cerrado, berço das águas”, os eventos acontecem no auditório do Palácio Araguaia, na Praça dos Girassóis, em Palmas, a partir das 8h do dia 26. A abertura oficial contará com as presenças do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, da presidente da Agência Nacional das Águas (ANA), Christianne Ferreira, do governador Marcelo Miranda e da vice-governadora Claudia Lelis, além da secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Meire Carreira, e do coordenador geral do FTCBH, Itamar Xavier.

Um dos destaques da programação é a Roda de Conversa sobre a proposta de transposição do Rio Tocantins, da qual participa o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), autor do projeto de Lei nº 6569/2003, que prevê a interligação entre o Rio Tocantins e o Rio Preto com o propósito de assegurar a navegação desde o Rio São Francisco até o Rio Amazonas. Acompanham o deputado no debate o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, o professor Dr. Fernán Vergara, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o professor Dr. João Abner, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Dr. João Suassuna, da Fundação Joaquim Nabuco, além de um representante do Ministério da Integração Nacional.

Além disso, temas como o Projeto Gestão de Alto Nível na Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, Gestão dos CBH’s no Tocantins e o Programa Pró-comitês da ANA e Recuperação de Nascentes, entre outros, estarão em discussão durante os dois dias, com mesas de diálogo nos períodos matutino e vespertino.

ECOBTO

O primeiro Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas foi realizado em 2016, oportunidade em que os colegiados das águas do estado puderam debater os avanços e os desafios da gestão hídrica no Tocantins.

Atualmente existem cinco CBH’s instalados no estado, que são: Comitê de Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso; Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda, Comitê da Bacia Hidrográfica Manuel Alves da Natividade e Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza. Um sexto comitê, que deve contemplar a bacia do rio Palma, encontra-se em fase de mobilização para criação.

8º Fórum Mundial da Água

Realizado pela primeira vez no Hemisfério Sul, o 8º Fórum Mundial da Água acontece em Brasília (DF) entre os dias 18 e 23 de março e é o maior evento internacional dedicado à água. Organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água, juntamente com o país e a cidade anfitriã, o Fórum Mundial da Água contribui para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso.