Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Todos os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2018 devem se alistar

Todos os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2018 devem se alistar Foto: Leila Mel

Foto: Leila Mel Todos os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2018 devem se alistar Todos os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2018 devem se alistar

Está aberto o alistamento para o Serviço Militar de 2019 e o prazo para inscrição vai até o próximo dia 30 de junho. Todos do sexo masculino que completam 18 anos em 2018 ou que ainda não possuem a reservista devem acessar o site http://www.alistamento.eb.mil.br e fazer o alistamento. Após o documento gerado, o jovem deve se apresentar na Junta Militar do Município, localizada na Rua das Mangueiras, nº 1.090, no Centro.

“O alistamento é feito online e usando o endereço corretamente, ou seja, todo jovem deve se alistar para a cidade em que reside. E já pode ir de imediato na Junta para fazer o pedido da reservista”, explica a secretária da Junta Militar de Araguaína, Glazielle Oliveira Pimenta. Para expedir o documento, é necessário apenas pagar uma taxa de R$ 1,38 pela impressão.

De olho no prazo

Até o momento, 366 jovens já se alistaram em Araguaína. Em 2017, a Junta recebeu 4.015 alistamentos. Já em 2016, foram 3.500 inscrições. “Perder o prazo do alistamento implica em multa de R$ 4,10 e outras sanções, como o impedimento da expedição do Título de Eleitor permanente e da retirada do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)”, alertou a secretária.

Preocupado com a regularidade do Título de Eleitor, o estudante Gabriel Barnabe de Sousa, de 19 anos, fez o alistamento para votar nas próximas eleições presidenciais. “Eu comecei a fazer faculdade no ano passado e fiquei com medo de não conseguir conciliar os estudos com o serviço militar, por isso estou fazendo o alistamento um ano atrasado. Mas agora quero votar, então, vim me alistar”.