Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O encontro “Canoeiros e Amigos” acontece neste sábado, próximo à Praia Graciosa

O encontro “Canoeiros e Amigos” acontece neste sábado, próximo à Praia Graciosa Foto: Thiago Tardivo

Foto: Thiago Tardivo O encontro “Canoeiros e Amigos” acontece neste sábado, próximo à Praia Graciosa O encontro “Canoeiros e Amigos” acontece neste sábado, próximo à Praia Graciosa

O Tocantins possui potencialidades para a pesca esportiva, em virtude da grande variedade de peixes, rios e lagos. Com propostas de fomentar a atividade, atrair investimentos e profissionalizar a pesca amadora esportiva no Estado, a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com empresas privadas, participa neste sábado, 24, do encontro “Canoeiros e Amigos”. O evento acontece próximo à Praia Graciosa, das 9 às 19h, em Palmas.

De acordo com o gerente de pesca esportiva da Seagro Thiago Tardivo, no encontro terá palestras com informações sobre o tema e divulgação e distribuição da cartilha, produzida pela instituição, “Orientações para a Prática da Pesca esportiva no Estado do Tocantins”.

Ações para fomento à pesca esportiva

Thiago Tardivo informou que a Seagro vem executando várias ações no setor, como a participação em campeonatos, feiras e workshop e o fomento através de palestras, campeonatos, orientações e divulgação. “Consideramos importante participar dos encontros que promovem a pesca esportiva para fomentar a atividade e fazer com que esta seja mais uma opção de desenvolvimento regional trazendo geração de emprego e renda”, disse Thiago Tardivo.

Anda segundo o Thiago Tardivo, a Seagro está realizando um diagnóstico para traçar o perfil do pescador esportivo no Tocantins, via formulário online, a fim facilitar a coleta de dados.

Thiago Tardivo explica que além de realizar o questionário dos pescadores e dos guias de pesca, a equipe da diretoria de Políticas para Aquicultura divulgará posteriormente os links dos formulários direcionados aos setores hoteleiro e empresarial da pesca esportiva no Tocantins.

Cartilha

O gerente de Pesca reforça que uma das ações da Seagro para o setor foi à produção de uma cartilha com orientações sobre a prática da pesca esportiva e amadora no Tocantins, com informações para quem quer conhecer melhor sobre como e onde praticar a pesca esportiva no Estado. Na cartilha “Orientações para a prática da Pesca Esportiva no Tocantins” constam dados sobre as principais espécies nativas e o potencial turístico do Tocantins.

O manual pode ser adquirido em forma impressa na Seagro e, ou, acessada via internet no link: http://seagro.to.gov.br/aquicultura-e-pesca/artigos/

Abaixo links para acesso aos formulários:

Perfil do pescador amador/esportivo

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSepRPIfrzwn9fIXJHOyWdQe7MVM2wCSoqM87zRetEW47YK02w/viewform?usp=sf_link

Perfil dos guias de pesca

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdAjrtB9TWFhxfY0AixNwc1LU-_cCRd3z4TcOmgDphM3oMH6g/viewform?usp=sf_link

Perfil dos empreendimentos de pesca

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSekXws8_RBUJGBP6Gz7cEjW3-f_UlFdcmrN2OwmZqbieQhziw/viewform?usp=sf_link

Perfil das empresas de pesca

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScT6Bs2jgLJW9vAI2WRr_iVuAgj08kC7FsnUtzfhWxG-SLfTg/viewform?usp=sf_link