Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista deste ano, que tem como tema ‘Inovações para a Conservação da Natureza e Transformação Social’

A 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista deste ano, que tem como tema ‘Inovações para a Conservação da Natureza e Transformação Social’ Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira A 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista deste ano, que tem como tema ‘Inovações para a Conservação da Natureza e Transformação Social’ A 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista deste ano, que tem como tema ‘Inovações para a Conservação da Natureza e Transformação Social’

Já estão abertas as inscrições para a 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista deste ano, que tem como tema ‘Inovações para a Conservação da Natureza e Transformação Social’. Poderão participar do prêmio estudantes do ensino médio, do ensino superior, mestre e doutor, e haverá premiação para mérito institucional e mérito científico. As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de julho no site www.jovemcientista.cnpq.br.

Na categoria estudante do ensino médio, poderão concorrer estudantes que estejam matriculados em escolas públicas ou privadas de ensino médio, profissional e tecnológico, com idade menor que 25 anos de idade, até 31 de dezembro de 2018.

O Prêmio Jovem Cientista tem o objetivo de despertar o talento dos alunos para a ciência, impulsionar a pesquisa científica no país e investir em jovens pesquisadores. É uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho e patrocínio da Fundação Grupo Boticário e do Banco do Brasil.

Para a Secretaria da Educação que apresentar o maior número de inscrições, proporcionalmente ao total de alunos regularmente matriculados em 2018, serão concedidos certificados de reconhecimento.

Os estudantes do ensino médio poderão escolher um dos seguintes temas para a realização dos seus trabalhos: Comunicação e mobilização para a valorização de áreas protegidas; Empreendimentos e soluções locais para a conservação e o uso sustentável da natureza; Inovação para a conservação da natureza e o uso sustentável no ambiente escolar; Práticas inovadoras em educação ambiental e conservação da natureza; Tecnologias digitais para a conservação da natureza e Tecnologias digitais para a transformação social.

Entre os temas de pesquisas estão: agricultura sustentável, agricultura familiar, aquecimento global, ecologia e conservação, mudanças climáticas, inclusão digital, restauração florestal.

Premiação

Somando todas as categorias, o CNPq concederá uma premiação no valor de R$ 775 mil. Os estudantes do ensino médio que tiverem os seus trabalhos classificados em 1º a 3º lugares receberão laptop. Serão concedidas premiações no valor de R$ 40 mil para cada instituição vencedora do ensino superior, do ensino médio e mérito científico.

Webaulas

Os alunos do ensino médio contarão com a ajuda das webaulas preparadas exclusivamente para auxiliar os estudantes e elaboraram seus trabalhos e estas poderão ser acessadas no portal do programa Jovem Cientista. A organização do prêmio recomenda que os professores que irão orientar os alunos também assistam às webaulas.

Mais informações podem ser obtidas no portal www.jovemcientista.cnpq.br