Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

Cerca de 10 pacientes foram beneficiados com o mutirão de cirurgias de vesícula por videolaparoscopia (vídeo) no Hospital Geral de Palmas (HGP), que aconteceu neste último sábado, 24. A iniciativa busca reduzir a lista de espera dos pacientes eletivos (que não tem risco eminente de vida) que necessitam de cirurgia no aparelho digestivo.

A ação é promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Ses) e faz parte do projeto coordenado e supervisionado pela equipe do HGP e conta com a parceria da Universidade Federal do Tocantins por meio de fornecimento de materiais e disponibilização de equipe de médica residente, além do apoio da empresa Bhiosupply, que fornece os instrumentais de vídeo.

“No Brasil inteiro e até em outros países que tem sistema público de saúde, o paciente que necessita de cirurgia eletiva pera um tempo muito longo na fila para realizar o procedimento. Aqui não seria diferente, temos uma demanda muito grande. Nossa meta é zerar esta fila, até o final deste ano pretendemos realizar dois sábados no mês cirurgia de vesícula e hérnia. Temos o interesse de ampliar este mutirão para cirurgias eletivas de outras áreas e especialidades” destacou o médico coordenador de cirurgias do aparelho digestivo HGP, Itágores Hoffman I.

Com o avanço e difusão da cirurgia videolaparoscópica, o especialista explica os pontos positivos da técnica avançada no mutirão do HGP. “A cirurgia de videolaparoscopia, é um procedimento minimamente invasivo, de menor trauma cirúrgico, permite que o paciente recupere mais rápido e possa retornar às suas atividades, menor dor no pós-operatório e menor risco de complicações. É o que possui de mais moderno em todo o mundo”, declarou.

O diretor geral do HGP, Daniel Hiramatsu, reiterou que além de diminuir a lista de espera, o mutirão está focado na melhor assistência ao paciente que necessita do serviço de saúde. “Sabemos que temos uma grande demanda de pacientes aguardando cirurgias em todo o estado do Tocantins. São ações como o mutirão de cirurgias que fortalece nosso trabalho, no sentido de reduzir de ofertar uma melhor assistência e qualidade de vida ao paciente. Estamos promovendo diversos mutirões com a maioria das especialidades que atuam no HGP”, afirmou.

Satisfação dos pacientes

Quem foi beneficiada pelo mutirão ressalta a satisfação, é o caso da paciente Josinéia Pereira, moradora de Natividade. “O mutirão foi uma ótima oportunidade, pois estava há um tempo na espera. Graças a Deus vou fazer o procedimento”, afirmou.

Acompanhando a mãe, Elianice Fonseca, disse que o mutirão é uma boa oportunidade para quem aguarda pelo procedimento. “Minha mãe esperava há um ano para realizar o procedimento de vesícula, e graças a este mutirão, ela foi contemplada dentre os pacientes beneficiados de todo Estado. Muito bom”.

O pedreiro Francisco de Souza aguarda a esposa realizava o procedimento. “Mutirão é um alívio para todos nós”, disse.

Sobre o HGP

O Hospital Geral e Palmas (HGP) é considerado uma unidade de média e alta complexidade, sendo referência para o atendimento no Estado e municípios vizinhos, oferece cerca de 30 especialidades, somente no pronto-socorro são atendidas em média quase 3 mil pessoas por mês.