Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação A equipe irá à Miracema para competir a primeira etapa da Copa Tocantins no domingo, 4 de março A equipe irá à Miracema para competir a primeira etapa da Copa Tocantins no domingo, 4 de março

Com o apoio das empresas palmenses SV Bike Shop, Super Big Supermercados, Sofia Transportes, Clínica do Coração, BR Eletron e a Pacto Uniformes Brasil a capital tocantinense ganha uma nova equipe de ciclismo: a Palmas Cycling Team. A equipe fez sua pré-estreia na temporada no último domingo, 25, na disputa do 2º Aramorro, em um percurso de aproximadamente 77 km entre Araguaína e Aragominas. O lançamento oficial da equipe será antes da primeira etapa do Campeonato Estadual de Ciclismo de Estrada, prevista para abril. Até lá, a equipe faz testes em provas regionais para definir seu formato final.

A equipe é composta pelos atletas Marco Aurélio (Super Mário), Evando Amaral (Carroceiro), Vander Praxedes (Motoca) e Júnio César (Cowboy) e tem como diretores-presidentes os empresários Vinícius Silva e Duílio Matola.

Na primeira competição teste, em Araguaína, a diretoria da equipe optou por inscrever na Elite apenas os atletas Marco, Evandro e Vander e, na master, o mais experiente do time, Júnio César. Júnio sagrou-se Rei da Montanha e bi-campeão da Master. Ele completou a prova em 2:11:37 com média de 34,8 km/h. 

"Foi uma prova dura, com adversários de alto nível, muitas subidas com  altimetria de quase mil metros de elevação, mas com a proteção de Deus defendi o título de campeão conquistado no ano passado e me tornar bicampeão da prova eu acredito que é um motivo de orgulho para nossa capital, para mim e também para a minha equipe", avaliou Júnio César.

Na Elite, Vander fez o quinto lugar. Marco Aurélio e Evandro tiveram problemas técnicos durante o percurso e não completaram a prova. 

Objetivos

Um dos diretores explicou o objetivo geral da criação da equipe. "A Palmas Cycling Team nasce como uma equipe que vai representar nossa cidade em competições estaduais, regionais ou nacionais, composta inicialmente por quatro atletas de diversas idades, como forma de incentivar e motivar jovens e adultos a praticar a modalidade esportiva de ciclismo de estrada para fortalecer esse esporte", afirmou Duílio Matola.

Para Vinícius Silva, as parcerias são fundamentais para alavancar o ciclismo. "Buscamos o apoio da iniciativa privada, em parcerias com diversas empresas locais, pois queremos fortalecer esse esporte e elevar seu nível no Estado, além de incentivar o nascimento de outras equipes, não apenas em Palmas, só assim teremos o ciclismo mais organizado".

A equipe irá à Miracema para competir a primeira etapa da Copa Tocantins no domingo, 4 de março. Será a primeira disputa da equipe com sua formação toda na categoria Elite.