Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) comemora uma nova conquista. A instituição foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) para a implantação do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit/Fortec).  Na UFT, o mestrado já inicia com nota 4 pela Capes e será gerido pelos professores Francisco Gilson Rebouças Pôrto Junior como coordenador e Kleber Abreu Sousa como vice-coordenador. O edital para seleção de alunos para a pós-graduação stricto sensu está em fase de elaboração nacional, sem data exata para o certame.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Raphael Sânzio Pimenta, celebrou a conquista e enfatizou que ela será um benefício que não se restringirá apenas à UFT, mas para todo o Estado do Tocantins. "Esta é uma área que recebe atenção em todos os países e em todos os Estados que buscam o seu desenvolvimento tecnológico. Formar profissionais capazes de pensar de forma progressista e que possam trazer soluções interessantes para toda a sociedade e incluir a UFT nesse grupo de mestrado é fundamental para fortalecer ainda mais essa área que já tem tido bastante destaque na nossa instituição", ressalta.

Segundo o coordenador do Mestrado, Gilson Pôrto, a intenção do Profnit é preparar e capacitar profissionais para atuarem no desenvolvimento de projetos e produtos destinados à inovação tecnológica. "O objetivo é formar quadros especializados para o Tocantins e região com foco no desenvolvimento de novas competências que venham enfocar a inovação e a transferência de energias", explica. 

Pôrto relembra que esta conquista é resultado dos trabalhos que vêm sendo desenvolvido desde 2015 pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje), o qual começou a planejar este trabalho e se inserir dentro do campo da inovação e da tecnologia. "Este momento é a consolidação deste projeto a partir da aprovação do mestrado, então ganham com certeza os núcleos das universidades envolvidas na área da inovação e também a comunicação social", conta. O Mestrado conta também com apoio de diversos parceiros, como Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Estado do Tocantins (SEDEN), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Tocantins), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC Tocantins), dentre outros.

Sobre o Mestrado

O Profnit é um mestrado profissional em rede nacional e em processo de expansão que visa à ampliação de sua capilaridade por todo o território brasileiro. Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 19 de junho de 2015, o programa já possui 300 estudantes nos Estados do Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Bahia, Rio de Janeiro, Alagoas, Pernambuco, Roraima e Ceará. Saiba mais