Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Um dos temas abordados será o Plano Estadual de Logística de Transporte

Um dos temas abordados será o Plano Estadual de Logística de Transporte Foto: Aldemar Ribeiro

Foto: Aldemar Ribeiro Um dos temas abordados será o Plano Estadual de Logística de Transporte Um dos temas abordados será o Plano Estadual de Logística de Transporte

Ainda estão abertas as inscrições para interessados em participar do Seminário de Agrologística, que será realizado em Palmas, nesta quinta-feira, 1º de março, a partir das 8 horas no auditório do Palácio Araguaia. O evento é dirigido a produtores agrícolas, empresas do ramo de logística, pesquisadores, técnicos, estudantes, entre outros, tanto do Tocantins como de estados das regiões Norte e Centro-Oeste. As inscrições podem ser feitas por meio do link  https://seplanevento.herokuapp.com/events/1.

O evento, que é gratuito e com carga horária de 8 horas é uma ação conjunta das secretarias de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan); do Desenvolvimento da Agricultura e da Pecuária (Seagro); da Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (Seinf), e do Banco Mundial. Serão apresentados três estudos realizados com apoio do Banco e sob a coordenação do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), que abordam o desenvolvimento da região a partir da sua matriz logística.

Os estudos realizados abordam os seguintes aspectos: Análise de Risco e Custo na Agrologística do Tocantins nas Cadeias de Arroz e do Milho; Plano Estadual de Logística de Transporte; e Programa de Desenvolvimento Regional da Área de Influência da Ferrovia Norte-Sul.

Também será apresentado ao público participante, o estudo denominado Caminhos do Agronegócio no Tocantins, realizado pela Federação das Indústrias, com recursos do Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE), instância vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Tocantins (Seden).

Programação

A abertura do seminário será feita pela vice-governadora, Claudia Lelis, e a primeira palestra, com o tema Logística como Viabilizadora do Agronegócio no Tocantins, será ministrada por Edson Eddy Zacarias, engenheiro de Produção Mecânica da empresa VLI Logística, operadora da Ferrovia Norte-Sul.

A palestra subsequente, ainda no período da manhã, terá o seguinte tema: Programa de Desenvolvimento Regional da Área de Influência da Ferrovia Norte-Sul, ministrada pelo consultor Vladimir Fernandes Maciel.

No período da tarde, serão apresentadas as palestras: Caminhos do Agronegócio do Tocantins, ministrada pelo professor-doutor Marcos Fava Neves; Análise de Risco e Custo na Agrologística do Tocantins, nas Cadeias de Arroz e Milho, com Bárbara Farinelli, economista agrícola do Banco Mundial; Desenvolvimento de Corredores Logísticos no Brasil, com Gregoire Gauthier, especialista em transportes do Banco Mundial; e, ao final, será apresentado o Plano Estadual de Logística de Transporte, uma consultoria desenvolvida por Newton Castro e Rafael Gonzales Peres com apoio do Banco Mundial.