Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

As provas de atletismo serão realizadas na pista de atletismo da UFT

As provas de atletismo serão realizadas na pista de atletismo da UFT Foto: Reinaldo de Jesus Cisterna

Foto: Reinaldo de Jesus Cisterna As provas de atletismo serão realizadas na pista de atletismo da UFT As provas de atletismo serão realizadas na pista de atletismo da UFT

O Instituto Reviver realizará nesse sábado, 10, na Capital, a primeira edição dos Jogos Inclusivos de Palmas (JIPS). O evento reunirá cerca de 100 paratletas vindos das cidades de Arapoema, Araguaína, Porto Nacional, Gurupi e Palmas. A competição será durante todo o dia, começando a partir das 8h, na pista de Atletismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Os paratletas e a coordenadora da competição, Soraia Tomaz, estiveram, na manhã desta quarta-feira, 7, na sede da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), para apresentarem a programação do evento. Na ocasião, eles foram recepcionados pelo superintendente de Tecnologia da Informação, Wilson Alves Pereira.

Os jogos serão disputados nas modalidades de basquete de cadeiras de roda, bocha, tênis de mesa e atletismo. As provas de atletismo serão realizadas na pista de atletismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Já as modalidades de tênis de mesa e bocha serão disputadas no CEM Santa Rita de Cássia, no Aureny I, enquanto o basquete de cadeiras rodas será realizado no Ginásio do Complexo Esportivo da Ulbra, da Avenida Theotônio Segurado.

A competição credencia os paratletas a participarem dos eventos promovidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Os paratletas que conseguirem índice vão representar o Tocantins no Circuito Brasil Caixa de Atletismo, Natação e Halterofilismo, em Goiânia, em data ainda a ser definida.    

Segundo Soaria Tomaz, essa competição dará oportunidade aos paratletas de mostrarem suas habilidades, além de propiciar a socialização. O campeonato também possibilita que os paratletas participem de eventos nacionais. “O evento é aberto e não tem limite de idade, pois quem quiser participar, tendo acima de 12 anos, poderá disputar a competição”, ressaltou a coordenadora.

As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail revivertocantins@gmail.com.

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) apoiará os jogos disponibilizando o transporte interno dos paratletas, professores e organizadores paras as competições na Capital. Também serão cedidos servidores do quadro da Superintendência de Esportes e Lazer para atuarem na arbitragem do evento.