Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcio Vieira O Tocantins deu início do processo de formação dos diretores escolares O Tocantins deu início do processo de formação dos diretores escolares

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, Juventude e Esportes (Seduc), apresentou na tarde dessa última quinta-feira, 15, com a presença da vice-governadora Claudia Lelis, o Programa de Formação em Gestão da Aprendizagem. A ação é desenvolvida em parceria com o Banco Mundial e a Fundação Lemann, tem como objetivo formar as equipes gestoras das unidades escolares, para atuarem na melhoria da aprendizagem, e que garantam o acesso, o atendimento, a permanência e o sucesso dos alunos.

O foco da formação é a Gestão da Aprendizagem, considerando o desenvolvimento da gestão estratégica, gestão de pessoas e liderança.

As turmas de cursistas, nesta primeira etapa, são compostas por 269 diretores de escolas e 269 coordenadores pedagógicos. Os encontros acontecerão em cinco polos distribuídos nos municípios de Araguaína, Guaraí, Palmas, Dianópolis e Gurupi.

Conforme Maximiano Santos Bezerra, diretor do Colégio Estadual Duque de Caxias, do distrito de Taquaruçu, Palmas, o curso proporcionará conhecimento mais conhecimento sobre a rotina de trabalho. “Geralmente aprendemos a gestão na prática. Agora vamos ter a oportunidade de conhecer mais um pouco de teoria, que irá contribuir para o redimensionamento do trabalho na escola”, ponderou.

Segundo Guilherme Marinovic Antunes, gerente de projetos da Fundação Lemman, o trabalho em conjunto dentro de uma escola é essencial. “Para que a escola possa garantir a aprendizagem, é preciso que as pessoas trabalhem em parceria, e tenham um ambiente adequado na garantia desse processo. Esse curso apoia os gestores no aperfeiçoamento do seu papel de liderança”, disse.

Para Janaína Sousa, coordenadora de projetos da empresa ELLOS Educacional, a formação ajuda o diretor a analisar a escola como um todo. “A formação trabalha para que o gestor analise a situação em que a escola se encontre, com o fim de descobrir os pontos fracos e os fortes. A partir daí, potencializar forças, considerando a gestão como democrática e envolvendo a todos no trabalho escolar com foco na melhoria do ensino”, disse.

Conforme Wanessa Zavarese Sechim, secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, o governador tem investido bastante para a melhoria da Educação do Tocantins. “Quando pensamos em melhorar a oferta do ensino de qualidade ao longo da BR 153, pensamos principalmente na formação de professores, e também em um ambiente adequado para o trabalho docente. Percorremos todas as 13 Diretorias Regionais de Educação, conversamos com todos os diretores de escolas e com os coordenadores pedagógicos. Percebemos a importância e a necessidade de proporcionar formação a todos nossos gestores escolares. E para tanto buscamos a melhor forma de qualificar e desenvolver o potencial de cada profissional envolvido no processo ensino e aprendizagem. A busca por uma educação de qualidade para todos exige investimentos que promovam o acesso, o atendimento, a permanência e o sucesso do aluno na escola. A Secretaria da Educação já deu passos significativos para a consolidação da proposta pedagógica desenvolvida no ano de 2016 e implementada em 2017. O fortalecimento da gestão escolar é um deles. Parcerias do Governo, como a estabelecida com o Banco Mundial e a Fundação Lemann tem contribuído para o sucesso da formação das equipes gestoras”, finalizou.