Esporte

Foto: Adaziel Medrado

As atletas de Porto Nacional, Giovanna Medrado e Gleyce Barbosa integraram a equipe tocantinense da modalidade no III Campeonato Brasileiro Escolar de Badminton e elas conseguiram neste último sábado, 17, a classificação para o Campeonato Mundial Escolar de Badminton, que acontecerá na cidade de Pune na Índia.

A competição terminou neste domingo, 18. Gleyce ficou em terceiro lugar e Giovanna em quarto. Viajaram com a delegação também o atleta Gustavo Fernandes, o técnico Rafael Fontoura e o chefe da delegação, Adaziel Medrado.

Mundial na Índia

O campeonato mundial está com data prevista para acontecer entre os dias 19 e 25 de abril de 2018.  A classificação das duas portuenses ocorreu ontem durante 3º Campeonato Brasileiro Escolar de Badminton, que está sendo realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e a Federação do Desporto Escolar do Mato Grosso do Sul (FEEMS), em Campo Grande (MS). A competição está tendo a participação de 12 estados brasileiros com um número aproximado de 200 atletas escolares entre 15 e 18 anos de idade, de escolas públicas e privadas.

Ontem, Giovanna Medrado jogou contra Sergipe e Mato Grosso do Sul pela primeira fase e ganhou os dois jogos por 2 a 0. A atleta Gleyce também jogou contra Sergipe e Mato Grosso do Sul e venceu os dois jogos por 2 a 0. Por terem se classificado em primeiro do grupo elas passaram direto para as quartas de final.

Nas quartas Giovanna enfrentou e venceu a atleta de Sergipe por 2 a 0 e Gleyce enfrentou e também venceu a atleta de Pernambuco. Com os resultados as atletas estão entre as quatro primeiras da competição e garantiram vaga para o mundial.

Já Gustavo Fernandes fez também uma boa participação e ficou em oitavo.

Apoio

O projeto social de badminton recebe apoio da Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal dos Esportes e Lazer. Adaziel Medrado, que é coordenador da Secretaria, destacou a história de sucesso do Projeto.

“O projeto social de Badminton, Combad, foi criado com apoio da Ong Comsaúde, dentro do Centro das Crianças, Heloisa Manzano em 2015 e desde então está sempre participando das competições realizadas pela CBBD e das competições escolares, onde representamos a Escola Estadual Carmênia Matos Maia, que é a Escola parceira do projeto. Hoje mais uma vez conseguimos um excelente resultado com a classificação de duas atletas para um campeonato mundial”, ressaltou Adaziel