Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Primeira Caravana do SRA em Brasília, em maio de 2017

Primeira Caravana do SRA em Brasília, em maio de 2017 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Primeira Caravana do SRA em Brasília, em maio de 2017 Primeira Caravana do SRA em Brasília, em maio de 2017

O Sindicato Rural de Araguaína emitiu, nesta segunda-feira, 19, um comunicado para os seus associados e para todos que participam da cadeia produtiva do agronegócio da região, convocando-os para uma reunião onde serão discutidas estratégias de participação da comitiva de Araguaína na manifestação que acontecerá em Brasília, no dia 4 de abril, contra a cobrança retroativa do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) e securitização das dívidas.

Para Roberto Paulino, presidente do Sindicato Rural de Araguaína, a gravidade da questão do Funrural vem tirando o sono de todos os produtores do País: "Desde a votação, de 29 de março de 2017, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) reverteu uma decisão de 2010 e declarou a cobrança constitucional criando assim uma insegurança jurídica, disse Roberto Paulino complementando: "Queremos sensibilizar o STF quanto as graves consequências para a cadeia produtiva do agronegócio, em razão da retroatividade pelo período em que a contribuição foi considerada inconstitucional. Isso irá gerar um passivo bilionário na conta dos produtores e das agroindústrias que pode levar centenas de propriedades rurais à falência". 

O evento, denominado Manifesto Verde e Amarelo, está mobilizando produtores rurais de todo o País e será realizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília/DF.

Primeira Caravana

Em maio do ano passado os produtores rurais de Araguaína e região estiveram em Brasília participando de mobilização nacional para reverter a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a cobrança do Funrural. A caravana do Tocantins, organizada pelos diretores do SRA foi a 2ª com maior número de produtores

No Congresso Nacional, os pecuaristas tocantinenses, reuniram-se com as Comissões de Agricultura das duas casas legislativas e com a Frente Parlamentar da Agricultura, além de reuniões com membros do Poder Judiciário, Poder Executivo e parlamentares tocantinenses.

De lá pra cá, entidades do setor rural entraram com recursos no STF e vêm pressionando os ministros para que façam a modulação do julgamento, indicando se essa cobrança sobre o passado é realmente válida.

Com a "megamobilização" do dia 4 de abril, pecuaristas de todas as regiões esperam encontrar a solução justa e que esteja de acordo com a realidade socioeconômica do Brasil do século XXI, o Brasil do agronegócio.

A reunião, convocada pelo SRA, acontece nesta quarta-feira, as 20 horas, no tatersal do Parque de Exposições Dair José Lourenço.