Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Raimundo César Para formação dos alunos, a Polícia Militar vai selecionar os instrutores de 31 disciplinas Para formação dos alunos, a Polícia Militar vai selecionar os instrutores de 31 disciplinas

Na manhã desta terça-feira, 20, a Polícia Militar (PM) realizou no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), em Palmas, o lançamento do Edital do Processo de Habilitação de Docentes para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) e o Curso de Formação de Soldados (CFSD).

O comandante-geral da PM, coronel Edvan de Jesus Silva, esteve presente juntamente com o presidente da Comissão do Processo de Habilitação de Docentes, coronel Jaizon Veras Barbosa e o diretor da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (Deip), coronel Dosautomista Honorato de Melo. Também participaram do evento os comandantes dos Batalhões e Companhias que vão receber os alunos nas suas respectivas Unidades.

A PM está se preparando para formar um efetivo de 1040 alunos. Diante dessa necessidade a Instituição optou dividir o CFSD em 25 turmas, nas 11 Unidades do Estado, localizadas em 10 cidades, além da capital que também vai formar os alunos do CFO. Os municípios envolvidos são: Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Guaraí, Paraíso, Araguatins, Arraias, Dianópolis, Colinas e Miracema.

Para formação dos alunos, a Polícia Militar vai selecionar os instrutores de 31 disciplinas. Os interessados, tanto militares como civis, devem fazer a inscrição exclusivamente pelo site da PMTO. Aqueles que desejam ministrar aulas para o CFO é necessário que seja pós-graduado e se for militar, pertencer ao quadro de oficiais. Cada instrutor pode selecionar até três disciplinas para serem ministradas durante o curso.

“Apesar de o curso ser oferecido em várias Unidades do Estado, os conteúdos deverão seguir a mesma ementa, as provas serão iguais e aplicadas no mesmo dia e hora. Daí a importância do comprometimento e responsabilidade do instrutor em sala de aula”, afirmou o diretor da Deip Dosautomista Honorato de Melo.

De acordo com o coronel Edvan, a Polícia Militar está se antecipando e buscando o máximo de organização para receber os novos alunos. “Precisamos estar preparados e toda contribuição dos comandantes das Unidades que vão formar os futuros policiais será importante para a Corporação. É um trabalho realizado em equipe, a responsabilidade da formação é de todos nós”, declarou o comandante-geral.

Link do Edital: http://portal.pm.to.gov.br/processohabilitacao