Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A primeira exposição deste ano do Projeto Sesc Arte ao Cubo terá sua abertura nessa sexta-feira, dia 23 de março. “Escuro”, composta de obras realizadas na técnica de pintura mural, do artista plástico piauiense Arthur Doomer, será aberta às 18h30 na praça externa do Centro de Atividades do Sesc Palmas, que fica na 502 Norte.

O Sesc Arte ao Cubo é um projeto de site specific que tem como espaço de exposição a praça externa do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte). É composto de 3 cubos, medindo 2,5 m cada face. O seu espaço pode ser utilizado de forma parcial ou total, ou seja, os cubos, os muros e a grama. As visitações acontecem de forma espontânea, podendo haver visitas mediadas para grupos organizados dependendo dos agendamentos.

“Escuro” é uma intervenção artística que faz parte de uma série obras realizadas na técnica pintura mural que Arthur Doomer vem desenvolvendo em várias cidades. Nela, o artista retrata uma embarcação com diversos corpos que se espremem, se contorcem, se entrelaçam e se ajudam numa jornada de navegação. “A exposição é uma metáfora das diásporas, tanto do passado, quanto do presente, das populações que são obrigadas a deixarem seus lares por motivos de guerras, catástrofes ambientais, aprisionamento e escravidão. Diásporas como a sofrida pela comunidade negra por centenas de anos com a exploração do comércio escravo no Atlântico. A obra, nesse sentido, pode ser pensada como um navio negreiro portado de sofrimentos, angústias e desesperanças. A embarcação traz em si a dicotomia entre a fragilidade dos corpos e a resistência necessária que uma embarcação necessita, para suportar as intempéries da jornada. Ou, como afirma o artista, ‘trazendo uma certa imagem-tensão da fragilidade que é se lançar no oceano, seja ele real ou subjetivo’”, destaca Vone Petson, curador e promotor cultural em artes visuais do Sesc Tocantins.