Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Ascom CBMTO

Morar próximo à residência da soldado do Corpo de Bombeiros, Fernanda Cerqueira, foi o que salvou a vida de S.R. 27 anos, que prefere não se identificar. Durante a madrugada a militar escutou gritos de socorros do vizinho que pisou em uma taça de vidro que se quebrou ao se levantar da cama e acabou rompendo uma artéria localizada no pé. O acidente aconteceu por volta das 3h30 da manhã na capital.

“Como moramos em casas geminadas é muito fácil perceber qualquer barulho, quando cheguei, ele estava ao telefone pedido socorro pelo193. Eu enrolei o pé dele para estancar o sangramento e sai para pedir auxilio a outros vizinhos. Ao retornar ele tinha se deslocado até a sala e estava desmaiado. Consegui arrastar o homem até o sofá e posicionar o pé dele a uma altura mais elevada que a do corpo para diminuir o sangramento, uma vez que, ele já tinha perdido mais de um litro de sangue” conta a bombeira.

A viatura chegou minutos após o chamado e a vítima foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA). Devido à gravidade do ferimento o homem teve que ser transferido para uma cirurgia de emergência no Hospital Geral de Palmas (HGP) onde está internado e passa bem.

Rompimento de artéria

Por se tratar de uma artéria de grosso calibre, a saída de sangue é muito rápida e em grande quantidade. Quando uma pessoa perde 2,5 litros de sangue, ela já pode entrar em choque hipovolêmico, quando os batimentos diminuem até a vítima ter uma parada cardíaca.

“Nestes casos, quem estiver prestando socorro precisa ser rápido, pressionando fortemente o local do corte. Se for possível, faça um torniquete para ajudar a impedir a passagem do sangue. Mas, nesses casos, a procura pelo socorro especializado é de suma importância, com o máximo de urgência”, explica a militar.