Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Elias Oliveira  O professor de História Hudson Rezende de Araújo coordena a ação O professor de História Hudson Rezende de Araújo coordena a ação

A Escola Estadual Professor Frederico Pedreira José Pedreira Neto promove, neste sábado, 24, das 8h às 12h, o 1º Festival Nerd Fred. Com o tema Educação e Diversão, o festival objetiva trabalhar, com estudantes e comunidade, métodos inovadores de educação, é uma proposta ousada, que mistura educação e diversão da cultura nerd, como ferramentas que resultam na aprendizagem.

Com a participação de toda a comunidade escolar, as 15 atividades apresentadas ocorrerão simultaneamente nas salas e no pátio da escola. Durante as exibições, os estudantes mostrarão que é possível aprender de todas as formas, seja com séries, filmes, leitura, livro em quadrinhos, animes, mangás, dentre outros elementos.

O coordenador do evento, professor Hudson Rezende de Araújo, destacou que o evento contará com a participação de grupos culturais nerds fora da escola, como comics club Brasil e K-pop, com a professora Rachel Alonso.  “Todas as atividades buscam explicar como as ações de entretenimento da cultura nerd podem ser usadas na educação. Além das diversas histórias que estimulam a leitura, interpretação, temos ainda o jogo Clash Royale, que instrui sobre estratégia, planejamento e traz questões mitológicas, culturais e históricas”, disse.

A estudante Vanessa Ramos, que interpretará a Branca de Neve, explicou que as pessoas se caracterizarão para contar as histórias. Divididos por turmas, o grupo da 1ª série do ensino médio abordará sobre as histórias da Disney e Chapeuzinho Vermelho.

Entusiasmada, Maressa Hadassa Medeiros fará o papel da Bela Adormecida. “Estou muito feliz em poder me caracterizar como a personagem, e contar um pouco dessas histórias de fantasias aos visitantes”, explicou.

Como forma de inclusão, o grupo ensinará os visitantes a jogar uno, mas eles aprenderão por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Abraão Eliezer Siqueira disse que a equipe da sala de aula escolheu um aluno para ser o guia dos visitantes durante o passeio pelo mundo das histórias. “Além de muita coisa legal teremos também uma praça de alimentação, organizada pela 3ª série e uma feira de artigos nerds, além da venda de artigos como roupas, sapatos, bijuterias”.

A banda de música da escola, Os Dinos, também participa do festival. O evento é gratuito e aberto à comunidade.