Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação Os criminosos devem responder pelos crimes de tráfico interestadual de drogas e sua associação Os criminosos devem responder pelos crimes de tráfico interestadual de drogas e sua associação

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira, 23 a Operação Thema, visando desarticular grupo criminoso especializado em tráfico de entorpecentes nos estados de Tocantins, Mato Grosso e Pará.

Mais de 130 policiais federais cumprem 47 mandados judiciais expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Paraíso do Tocantins, sendo 26 mandados de prisão preventiva e 21 mandados de busca e apreensão nos estados de Tocantins, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso e Pará.

O grupo criminoso que atuava em Paraíso do Tocantins adquiria a droga de fornecedor no estado do Mato Grosso. O fornecedor da droga indicava contas bancárias de terceiros para receber os pagamentos de compradores de Paraíso do Tocantins. Por sua vez, os compradores também contavam com apoiadores que usavam suas contas bancárias pessoais para pagar aos fornecedores do Mato Grosso. Dessa forma, buscavam evitar o rastreamento do dinheiro e a vinculação do ganho ilícito com os reais fornecedores e compradores.

A investigação teve início no segundo semestre de 2016 e contou com a colaboração da Polícia Militar do Estado do Tocantins. Os criminosos devem responder pelos crimes de tráfico interestadual de drogas e sua associação previstos nos artigos 33, 35 e 40, inciso V, da Lei 11.343/06.

O nome da operação faz referência à etimologia latina da palavra “teima” pela alusão a atitude de um dos membros da quadrilha que, depois de cumprir pena por tráfico de entorpecentes, voltou ou “teimou” em voltar às antigas práticas criminosas.