Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de subsidiar a tomada de decisão na gestão e assistência à saúde da população tocantinense e dar visibilidade, continuidade e sustentabilidade às experiências exitosas desenvolvidas pelos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins, o 2º Congresso Saúde Integrada, que acontece nos dias 6 e 7 de abril, junto com o 1º Congresso Internacional da Saúde no Tocantins, já tem os trabalhos científicos aprovados.

Segundo a Comissão Científica, foram apresentados 352 trabalhos no total, sendo 166 na modalidade de Trabalhos Científicos e 186 como Relatos de Experiência. Dentre os 10 eixos abertos para submissão de trabalhos o que teve maior número foi o eixo "Atenção Primária" com 104 trabalhos no total, sendo: 49 "Trabalhos Científicos" e 55 "Relatos de Experiências".

“Os trabalhos passaram pela análise da Comissão Científica, formada por uma equipe multiprofissional de servidores de diversos setores da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES/TO). E, no intuito de obter uma avaliação impessoal, a Comissão Científica se dividiu em 5 sub grupos, composto por 3 membros, assim cada trabalho obteve três avaliações diferentes”, enfatizou a Coordenadora da Comissão, Laudecy Alves.

Os membros da Comissão adotaram como critérios de análise os previstos no Regulamento para submissão dos trabalhos como: relevância; originalidade; afinidade com o tema; consistência; clareza da escrita; adequação do método científico (para trabalhos científicos) e respeito ao Regulamento.

Foram aprovados 237 trabalhos no total. Destes 77 trabalhos serão apresentados na forma oral nas salas temáticas e 160 na forma de banner impresso. A Comissão lembra que, de acordo com o Regulamento, os trabalhos aprovados para a modalidade banner deverão ser expostos em local determinado pela Organização do Congresso – próximo a área dos stands, e o autor principal ou coautor do trabalho deverá estar presente durante o período estipulado para sua exposição.

A data e horário das exposições em banner e apresentações (oral) serão divulgados no site congressosaude.to.gov.br.

Temas

Os trabalhos aprovados seguem os seguintes eixos temáticos: Atenção Hospitalar – Assistência à Saúde; Atenção Primária; Atenção Psicossocial; Comunicação em Saúde; Gestão do Trabalho e Educação na Saúde; Gestão em Saúde; Saúde Materno-Infantil; Trauma; Urgência e emergência e Vigilância em Saúde.