Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O conteúdo abrange de forma ampla toda a variedade de casos atendidos no hospital

O conteúdo abrange de forma ampla toda a variedade de casos atendidos no hospital Foto: Daianni Parreira

Foto: Daianni Parreira O conteúdo abrange de forma ampla toda a variedade de casos atendidos no hospital O conteúdo abrange de forma ampla toda a variedade de casos atendidos no hospital

O primeiro livro produzido no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), instalada no município de Araguaína/TO, será lançado nessa quarta-feira, 28, às 17 horas. O evento ocorrerá na sala de videoconferência e contará com a presença dos autores, além de autoridades da universidade, imprensa e demais interessados.

A obra reúne oito capítulos, divididos em duas unidades, a que contempla os acidentes com animais invertebrados e a outra com os vertebrados. O conteúdo abrange de forma ampla toda a variedade de casos atendidos no hospital, desde os acidentes com insetos característicos da região até aqueles que ainda são de preocupação nacional, como os acidentes com risco de transmissão da Raiva.

De acordo com o prefácio do livro, escrito pelo gerente de ensino e pesquisa, Antônio de Oliveira dos Santos Júnior e o superintendente José Pereira Guimarães Neto, a ideia de concepção foi a de primeiramente padronizar e registrar as condutas estabelecidas para um dos principais agravos no pronto-atendimento do HDT-UFT. Em segundo lugar, e não menos importante diante de todo o processo de mudança com o novo perfil universitário, o livro abre uma nova fase para o Ensino e Pesquisa no hospital. 

“Queremos que nossos alunos, sejam eles de ensino técnico, graduação ou pós-graduação, encontrem um ambiente fértil, estimulante e provocador de novas ideias. A Gerência de Ensino e Pesquisa, com o apoio de toda a equipe de governança do hospital, busca mecanismos para que consigamos atingir um ciclo virtuoso de crescimento contínuo. Nesse sentido, o livro entra como um dos estímulos para esse processo”, ressaltaram.

O livro contou com a participação de diversos autores do hospital e da universidade e foi organizado pelos professores Wagner Oliveira dos Santos e Antônio Oliveira dos Santos Júnior e pela médica Alexsandra Rossi.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.