Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Adenauer Cunha
  • Marco Villas Boas e corpo técnico do TRE durante coletiva

O deputado estadual Mauro Carlesse (PHS) recebeu oficialmente no fim da tarde desta terça-feira, 27 o comunicado da Justiça Eleitoral oficiando-o como novo governador interino do Tocantins em substituição a Marcelo Miranda que teve o mandato cassado juntamente com a ex-vice-governadora Cláudia Lelis.

O comunicado oficial ocorreu no gabinete da presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) onde Carlesse recebeu o ofício das mãos do presidente do tribunal, desembargador Marco Antony Villas Boas. A transmissão aconteceu a portas fechadas.

Do TRE Carlesse seguiu direto para a Assembleia Legislativa onde o documento foi lido em plenário e, dentro de instantes, irá acontecer uma cerimônia simbólica de posse. Na mesma sessão extraordinária Carlesse transmitirá o cargo de presidente da Assembleia para a deputada estadual Luana Ribeiro.

Após a posse Carlesse seguirá para o Palácio Araguaia para ocupar a cadeira de governador interino do Tocantins.

Eleição suplementar

Em entrevista coletiva à imprensa na tarde desta terça-feira, o presidente do TRE-TO, Marco Antony Villas Boas, esclareceu como será a transição de governo e a eleição direta suplementar no Tocantins após a cassação do ex-governador Marcelo Miranda (MDB) que ocorreu na última quinta-feira, 22.

A expectativa do TRE é de que a eleição seja realizada até o primeiro domingo do mês de junho e deverá custar cerca de R$ 15 milhões. "Temos previamente orçados os valores que serão gastos. Está tudo preparado para que os processos licitatórios sejam rápidos e que a eleição aconteça no primeiro domingo do mês de julho", disse o presidente do TRE.

Villas Boas esclareceu ainda que os atores que deram causa à eleição suplementar poderão ser acionados para arcar com os custos do pleito posteriormente.

Calendário

O calendário da eleição suplementar será deliberado pelo colegiado é deverá ser divulgado pelo TRE na quarta-feira da semana que vem, dia 4 de abril. Na resolução irão constar, segundo Marco Villas Boas, as regras do pleito eleitoral, tais como regras para candidatura e propaganda em rádio e TV.

Confira abaixo a coletiva na íntegra com o presidente do TRE.