Educação

Foto: Elias Oliveira Participando da olimpíada, professores ajudam os alunos a se interessarem mais pela Matemática Participando da olimpíada, professores ajudam os alunos a se interessarem mais pela Matemática

Encerram na próxima segunda-feira, 2, as inscrições para os estudantes que desejam participar da 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), destinada a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio das escolas públicas e privadas. As inscrições poderão ser feitas no site www.obmep.org.br.

A Olimpíada é realizada com o objetivo de contribuir para a educação básica possibilitando ao maior número de alunos, ter acesso ao material didático de qualidade e contribuir para a integração das escolas públicas com universidades e com os institutos de pesquisas.

As provas da olimpíada serão realizadas em duas etapas: a primeira será a prova objetiva de múltipla escolha, realizada nas próprias unidades escolares, no dia 5 de junho. A segunda fase constará de provas discursivas com os alunos selecionados e será realizada no dia 15 de setembro. 

Para as instituições de ensino públicas, as inscrições são gratuitas e já as escolas privadas pagam uma taxa mínima de R$ 100,00, que corresponde à participação de 25 alunos, neste caso, para as inscrições adicionais, será acrescido o valor de R$ 4,00 por aluno.

Premiação

A OBMEP oferece aos estudantes classificados premiações em medalhas de bronze, prata e ouro, menções honrosas e participação no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Também haverá premiações para os professores e escolas, cuja equipe de alunos alcance bom desempenho nas provas.

A OBMEP é realizada pela Associação Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), e conta com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e com o Ministério da Educação (MEC).

Por: Redação

Tags: Ministério da Educação, Obmep