Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: João Neto Foram atendidos pacientes das UBS de Araguaína que solicitaram e agendaram consultas para procedimentos oftalmológicos Foram atendidos pacientes das UBS de Araguaína que solicitaram e agendaram consultas para procedimentos oftalmológicos

O Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) realizou a segunda etapa do Mutirão Oftalmológico nos dias 24, 25 e 26 de março no Ambulatório Municipal de Especialidade (AME), que funciona dentro do Hospital Municipal de Araguaína (HMA).

“Meu filho precisava ser atendido há bastante tempo e, graças ao mutirão, eu já sei que colírio ele precisa usar e com certeza irá melhorar. Ele está muito contente”, disse, emocionada, a dona de casa Vanessa da Cruz, mãe do pequeno Guilherme Brito, de quatro anos.

A primeira etapa de atendimentos aconteceu em fevereiro, a terceira e última tem previsão para o final do mês de maio. Entre consultas, exames e encaminhamentos para cirurgias (quando houver a necessidade), mais 400 pacientes de Araguaína foram atendidos durante os três dias de mutirão desta segunda edição.

O médico Fernando Nunes da Silva explicou que dentre as doenças que necessitam de procedimento cirúrgico, a catarata é a mais comum. “A principal causa de cegueira reversível é a catarata. Um mutirão como esse consegue captar e conhecer de perto os pacientes que estão necessitando de diagnóstico da cirurgia, fazendo com que sejam operados para reestabelecer a visão”, explicou o médico.

Esse foi o caso do mecânico Gilvan Dias Cerqueira, que esperava desde agosto pela consulta. “Aconteceu tudo certinho, o médico me examinou e tenho certeza de que em breve estarei 100%”, animou-se.

Foram atendidos pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Araguaína que solicitaram e agendaram consultas para procedimentos oftalmológicos. “Já temos essas consultas todos os dias da semana sendo oferecidas pelo Hospital dos Olhos, parceiro do IBGH, mas, com o mutirão, estamos dando uma incrementada nos atendimentos e vamos zerar a fila de espera nas próximas ações”, explicou a diretora geral do HMA, Sônia Regina Aziz de Moura.