Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Aldemar Ribeiro

Reunidos durante toda a manhã deste sábado, 31, o novo secretariado estadual discutiu demandas e apresentou, pasta por pasta, os desafios de cada órgão. O governador Mauro Carlesse não participou da reunião porque cumpre agenda de trabalho em Gurupi, no Sul do Estado.

Dentre os assuntos debatidos durante o encontro, está a readequação das contas públicas em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF); pagamentos de serviços essenciais, como a folha dos servidores; manutenção de veículos e viaturas; insumos na saúde e continuidade de programas de Educação.

Outro tópico referente aos investimentos financeiros no Estado foi a discussão da reclassificação do grau de investimento junto às instituições financeiras para que possam ser adquiridas linhas de financiamento para garantir obras emergenciais de pavimentação em rodovias estaduais e a continuidade dos atendimentos no Plansaúde, cujo contrato, que venceria neste sábado, 31, foi prorrogado por até 12 meses.

Nova Gestão

Segundo o secretário-chefe da Casa Civil e de Governo, Rolf Vidal, a nova gestão tem a missão e o desafio de promover uma linha de austeridade no combate à corrupção. O secretário ressaltou que o plano de governo interino será pautado nos pilares de Comando, Resultado e Probidade. “Encontramos o Estado numa situação financeira traumática e temos pouco tempo para promover estes ajustes emergenciais e necessários”, garantiu.

De acordo com o titular das secretarias de Fazenda, Planejamento e Administração, Sandro Henrique Armando, cada gestor irá apresentar um diagnóstico financeiro e de pessoal para que sejam tomadas as medidas necessárias de continuidade dos serviços à população. “Logo no início da semana os secretários deverão apresentar estes relatórios. Assim, encaminharemos ao governador Mauro Carlesse para que ele tome as devidas providências”, explicou.