Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Faltam 30 dias para o fechamento do cadastro eleitoral para as Eleições 2018

Faltam 30 dias para o fechamento do cadastro eleitoral para as Eleições 2018 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Faltam 30 dias para o fechamento do cadastro eleitoral para as Eleições 2018 Faltam 30 dias para o fechamento do cadastro eleitoral para as Eleições 2018

Faltam 30 dias para o fechamento do cadastro eleitoral para as Eleições 2018. Quem tem pendências eleitorais, quer transferir o título de eleitor, atualizar endereço, solicitar a segunda via, tirar o primeiro título e demais serviços, precisa comparecer ao Cartório Eleitoral da sua cidade até o dia 9 de maio, portando documento de identificação com foto e comprovante de endereço atualizado.

Em Porto Nacional, sede da 3ª Zona Eleitoral, o layout de atendimento já está sendo remodelado para receber uma quantia maior de eleitores de agora para frente. Segundo o técnico judiciário, Glênio de Souza Sales, até o momento a procura está pequena, mas a tendência é aumentar nos próximos dias. “Nos últimos quinze dias aumenta consideravelmente a busca pelos serviços eleitorais. Atendemos principalmente eleitores para fazer o alistamento e também são realizadas bastantes transferências de domicílio, devido o fluxo de pessoas que chegam a Porto para estudar e investir no agronegócio”, disse.

Dados do Tocantins

De novembro de 2016, período em que o cadastro eleitoral foi aberto, até esta segunda-feira, 9, o Sistema ELO do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) registrou 368.918 atendimentos. Deste total, 289.197 foram pedidos de revisão eleitoral. Em segundo lugar foram os alistamentos, um total de 29.056. Os pedidos de transferência totalizam uma quantidade de 46.002 e os pedidos de segunda via somam 4.663.

De acordo com o artigo 14, parágrafo 1º, da Carta Magna, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os eleitores maiores de 18 anos, sendo facultativo para os analfabetos e os maiores de 70 anos, bem como para os maiores de 16 e menores de 18 anos.