Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Regiane Rocha

O servidor Sandro Rios, 37 anos, viaja na próxima quinta-feira, 12, para Curitiba (PR), onde representará Palmas no 6º Encontro Internacional de Graffiti Street Of Style, evento dedicado à divulgação do grafite como arte pública de respeito à cidadania, ao diálogo e à igualdade social.

Ele trabalha há quatro anos na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), com a equipe de pintores realizando serviços de cenografia de eventos temáticos da Prefeitura de Palmas. Seu último trabalho pôde ser visto e admirado pelos frequentadores do Parque Cesamar durante a Páscoa dos Sonhos 2018.

O trabalho de Sandro Rios de dois meses e meio dedicados à Páscoa deste ano garantiu, além da pintura da Toca do Coelho, todos os objetos de cenografia temáticos, desde objetos ilustrativos como coelhinhos, doces, ovos e painéis da decoração do parque. “Tudo que crio é à mão livre. No olho já tenho dimensão do que posso fazer. Tenho liberdade para criar, mas sempre apresento a sugestão ao meu superintendente e ao secretário que me ajudam a fechar a ideia do que vai ser criado”, explica Rios.

Outros trabalhos

Este ano o Capital da Fé também ganhou uma Bíblia cenográfica também de autoria do grafiteiro. Quem for ao Parque Cesamar encontra ainda grafites assinados por Reis na pista de skate. A expectativa é de que ao longo deste ano muito trabalho ainda seja desenvolvido por sua equipe, a exemplo da agenda de eventos de 2017, quando os trabalhos de cenografia e grafite garantiram a decoração de outros eventos como o Palmas Burguer, Arraiá da Capital, Festival Gastronômico de Taquaruçu, Palmas Praias e Natal dos Sonhos.

Fora desta agenda de eventos, a equipe de pintura da qual Reis realiza trabalhos de reforma de praças, inserindo intervenções artísticas. “Ele é fundamental para nosso trabalho com eventos e de paisagismo. É muito criativo porque não sabe só pintar, mas sabe criar também. É um profissional excelente, muito requisitado por vários municípios”, disse o superintendente de Serviços Públicos, Nivardo Tavares.

Evento internacional

Em Curitiba, Rios explica que ainda não sabe o que vai criar. “Gosto de retratar imagens do cotidiano com muitos detalhes, mas deixo para decidir na hora o que vou fazer”, explicou, agradecendo o incentivo que recebe para trabalhar com o que gosta. “Tenho muito a agradecer, porque é graças ao apoio da Prefeitura de Palmas que desenvolvo meu trabalho e me torno conhecido fora daqui também”, finalizou Rios. (Secom Palmas)