Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Alunos de escolas públicas e bolsistas da rede particular também podem solicitar a isenção

Alunos de escolas públicas e bolsistas da rede particular também podem solicitar a isenção Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira Alunos de escolas públicas e bolsistas da rede particular também podem solicitar a isenção Alunos de escolas públicas e bolsistas da rede particular também podem solicitar a isenção

O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, que teria fim nesta quarta-feira, 11, foi prorrogado, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para o próximo domingo, 15. Entre os candidatos com direito à gratuidade estão os concluintes no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017, alunos de escola pública ou que tenham bolsa integral em instituição particular. O pedido de isenção é feito, exclusivamente, na Página do Enem 2018.

Para ser beneficiado com a dispensa da taxa, o participante do Encceja precisa ter concluído o ensino médio e obtido proficiência habilitadora de certificação na área de conhecimento em que se inscreveu no exame.

Também podem requerer a isenção: os concluintes do ensino médio em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica; estudantes com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio que tiver cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou na condição de bolsista integral na rede privada; quem declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica e estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Calendário

Após o pedido de isenção, os candidatos devem se atentar para a data das inscrições do exame, que acontecem de 7 a 18 de maio. Já a aplicação das provas está marcada para os dias 4 e 11 de novembro.  

O calendário completo e todas as informações sobre o exame podem ser acessadas na Página do Enem 2018.

Tags: ENEM, Encceja, Inep