Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Quem ainda não for cadastrado pode procurar a equipe da Funamc para realizar o cadastramento

Quem ainda não for cadastrado pode procurar a equipe da Funamc para realizar o cadastramento Foto: Marcos Filho Sandes

Foto: Marcos Filho Sandes Quem ainda não for cadastrado pode procurar a equipe da Funamc para realizar o cadastramento Quem ainda não for cadastrado pode procurar a equipe da Funamc para realizar o cadastramento

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc), está realizando o mapeamento de catadores de materiais recicláveis, como papelão, garrafas PET e vidros. A ação faz parte do programa Cataforte – Negócios sustentáveis e redes solidárias, do Governo Federal.

Nesta etapa, além do cadastramento está sendo feita uma ficha de cada catador, com informações básicas, como por exemplo, se são ou não alfabetizados, para participarem de aulas do projeto Sesc Ler.

Quem ainda não for cadastrado pode procurar a equipe da Funamc para realizar o cadastramento, o material também já está sendo catalogado, são papelão, garrafas petes, latinhas e outros. A Fundação fica localizada na Rua Humberto de Campos, nº 508, bairro São João.

O espaço para que eles possam trabalhar, um galpão de recolhimento e armazenamento localizado no Setor Céu Azul, passará por reforma. Com a reestruturação do espaço, a venda de material poderá ser coletiva, ou seja, para a própria indústria, sem a necessidade de passar por atravessadores.

Programa Cataforte

O objetivo do programa é a estruturação de redes de cooperativas e associações para que se tornem aptas a prestar serviços de coleta seletiva para prefeituras, participar no mercado de logística reversa e realizar conjuntamente a comercialização e o beneficiamento de produtos recicláveis.  

Mais de 50 trabalhadores já são membros da Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ACCM). O objetivo da Funamc é encontrar aqueles que não possuem vínculos a associações ou cooperativas e incentiva-los a se organizar para garantir mais direitos.

Parceiros

Além da Funamc, participam do projeto a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, alunos do curso de engenharia de produção do Centro Universitário Itpac, alunos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Serviço Social do Comércio (Sesc).