Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos 2018, foi prorrogada até dia 4 de maio. O serviço é gratuito, basta o proprietário transportar seu animal doméstico ao posto de vacinação de forma adequada: cães na coleira e gatos em caixas de transporte apropriadas (ou similar), para evitar fugas e incidentes. Para intensificar a cobertura vacinal, a Prefeitura de Paraíso, por meio da Secretaria de Saúde/Vigilância Epidemiológica/Endemias está promovendo pontos itinerantes de vacinação pelos bairros da cidade.

A ação itinerante na última semana, ocorreu no Setor Aeroporto, e nesta quarta-feira, 18, na Praça Júlio César Mascarenhas, Setor Serrano I. E nessa quinta-feira, 19, estará imunizando cães e gatos do empreendimento Paraíso dos Ipês, em frente a Creche Municipal Maria do Carmo Ferreira. Caso o proprietário do animal, perdeu a oportunidade de levar seu animal nos postos volantes, poderá vaciná-lo na Unidade Básica de Saúde SESP, das 08 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Nayara Brandão, pede aos donos que levem seus animais a partir dos três meses de idade para serem vacinados. “Estava prevista o fim da campanha para o dia 19 de abril, mas a data foi prorrogada até o dia 4 de maio, então quem ainda não vacinou seu cachorro ou seu gato, procure o setor de endemias na Unidade Básica de Saúde SESP, que é o ponto fixo para vacinações”, explicou.

Raiva

A Raiva é uma zoonose causada por vírus da família Rhabdoviridae, que tem como principal reservatório os animais mamíferos. É uma doença infectocontagiosa aguda e fatal, caracterizada principalmente com sinais nervosos de agressividade, paresia e paralisia, sendo considerada uma das mais graves zoonoses descritas, porém é prevenível através do uso da vacina.