Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Manoel Junior Na Agrotins 2018 haverá exposições de máquinas e equipamentos direcionados à agricultura familiar Na Agrotins 2018 haverá exposições de máquinas e equipamentos direcionados à agricultura familiar

Com a proposta de divulgar mecanismos facilitadores para o processamento dos produtos da agricultura familiar, o Governo do Tocantins, realizará durante a Feira de Agrotecnologia do Tocantins (Agrotins Brasil 2018), exposições de máquinas e equipamentos direcionados à agricultura familiar. A realização da exposição é em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro).

A Feira acontecerá de 8 a 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Exposição

Estarão em exposição micro usinas como: Moto niveladora com carreta e triturador multiuso; beneficiadora de arroz, mini usina processadora de babaçu e baru e Mesa multiuso. “São máquinas que auxiliam ao produtor nas tarefas diárias: no preparo do solo em hortas e outros pequenos cultivos; beneficiam a produção de arroz e a de castanhas de barú e babaçu, entre outras, proporcionando rapidez no serviço”, explicou o gerente de Fomento Produtivo de Estruturação das Unidades Familiares da Seagro, Diones Pacini.

De acordo Pacini o objetivo é oferecer alternativas que profissionalizam a agricultura familiar, agregando valor à produção e facilitando a comercialização dos produtos e consequente melhoria de vida das famílias.

Agricultura Familiar

A profissionalização da Agricultura Familiar traz maiores chances do agricultor ser inserido em um mecanismo de comércio mais rentável, como as políticas públicas fomentadas pelo Governo Federal, por meio do Governo Estadual, tais como os programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).