Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Os crimes ocorreram há dez anos, em dezembro de 2007, na cidade de Gurupi

Os crimes ocorreram há dez anos, em dezembro de 2007, na cidade de Gurupi Foto: Rondinelli Ribeiro

Foto: Rondinelli Ribeiro Os crimes ocorreram há dez anos, em dezembro de 2007, na cidade de Gurupi Os crimes ocorreram há dez anos, em dezembro de 2007, na cidade de Gurupi

Acontece nessa terça-feira, 24, a partir das 8h30, no Fórum de Gurupi, a sessão do Tribunal do Júri em que irá a julgamento o réu Fábio Pisoni. Ele é acusado pelo homicídio do estudante universitário Vinícius Duarte de Oliveira e pela tentativa de homicídio do também estudante Leonardo Veloso Melo. 

A sessão plenária do júri já sofreu cinco adiamentos anteriores, o que foi considerado pela Promotoria de Justiça como uso sucessivo de manobras, por parte da defesa, para retardar e dificultar o julgamento, visto que a pronúncia do réu foi realizada ainda em fevereiro de 2013. 

Os crimes ocorreram há dez anos, em dezembro de 2007, na cidade de Gurupi. Segundo a denúncia criminal, Fábio efetuou vários disparos de arma de fogo contra o carro em movimento no qual estavam as duas vítimas e outras pessoas. O motivo teria sido uma discussão iniciada em uma festa.

A vítima Vinícius Duarte de Oliveira tinha 21 anos e foi atingida por dois tiros, sendo um deles no coração, e não resistiu aos ferimentos. Já a vítima Leonardo Veloso Melo sofreu lesões na cabeça, mas recuperou-se. 

O réu é acusado pelo Ministério Público Estadual (MPE) pela prática de homicídio triplamente qualificado, por tentativa de homicídio triplamente qualificado e por porte ilegal de arma de fogo. As qualificadoras para os crimes consistem em motivação fútil, no uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas e na exposição a riscos de outras pessoas que se encontravam no veículo que foi alvejado e na via pública onde ocorreram os disparos. 

Representarão o MPE na acusação do réu a promotora de justiça Ana Lúcia Gomes Vanderley Bernardes e o promotor de justiça Benedicto de Oliveira Guedes Neto.