Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Motoristas de órgãos públicos do Estado queixam-se de realizar viagens a trabalho sem receber as devidas diárias. Um dos motoristas, que não quer se identificar por receio de que possa ser prejudicado no trabalho, é lotado na Secretaria Estadual da Educação. Ele contou ao Conexão Tocantins que está com três meses de diárias atrasadas.

Ainda de acordo com o servidor, não seria ele o único a fazer viagens e não receber diárias pelo serviço prestado. Segundo ele cerca de mil motoristas também estariam com as diárias atrasadas há vários meses.

O Conexão Tocantins conseguiu conversar com um motorista lotado no Instituto Médico Legal de Tocantinópolis, órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública. O nome do servidor também será preservado. Ele espera receber diárias ainda do ano passado. “Tenho três diárias de viagens de Tocantinópolis a Palmas do mês de julho do ano passado pra receber. Este ano também fiz viagens e duas delas eu recebi, falta receber outras duas, mas ambas são do mês de abril”, denunciou o motorista.

Os motoristas denunciam ainda que é uma postura recorrente dos órgãos estaduais pagar as diárias somente após a realização da viagem, ou seja, o servidor viaja primeiro e recebe depois, às vezes, com muitos meses de atraso, como nos casos denunciados. “Nós temos que viajar e pagar as despesas com alimentação e hospedagem do nosso próprio bolso. Isso é inviável. Muitas vezes, sem condições de bancar os gastos, os motoristas dormem dentro dos próprios carros em postos de gasolina, colocando sua segurança em risco e ameaçando até mesmo a própria viagem, já que o motorista não descansou adequadamente para pegar a estrada depois”, disse um dos entrevistados pelo Conexão Tocantins

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sisepe,) Cleiton Pinheiro, disse que o pagamento da diária somente após a realização da viagem é uma prática de improbidade administrativa. Em consulta anterior ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) o órgão informou ao sindicato que as diárias devem ser pagas antecipadamente.

“Todo servidor que realizar viagem e não receber diária pode procurar o sindicato com a comprovação da viagem em atraso. O Sisepe irá notificar o gestor do órgão juntamente com a consulta realizada ao TCE anexa à notificação para que pague o que deve ao servidor, porque o não pagamento da diária antecipadamente é ilegal”, declarou Pinheiro.

O Conexão Tocantins solicitou resposta da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) sobre as diárias em atraso e aguarda um posicionamento da secretaria.