Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A realização dos fóruns é para reforçar a prática da pecuária sustentável no Tocantins

A realização dos fóruns é para reforçar a prática da pecuária sustentável no Tocantins Foto: João Filho

Foto: João Filho A realização dos fóruns é para reforçar a prática da pecuária sustentável no Tocantins A realização dos fóruns é para reforçar a prática da pecuária sustentável no Tocantins

Ocorre nessa quinta e sexta-feira, 26 e 27, o Fórum da Pecuária de Baixa Emissão de Carbono, com o tema “geração de valor na produção intensiva de carne e leite”, em Palmas e Paraíso, consecutivamente. O evento corresponde à segunda etapa do Circuito da Pecuária Sustentável, inserido no programa Estadual da Agricultura de Baixo Carbono (ABC).

Segundo a diretora de Políticas para Pecuária da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Érika Jardim, a realização dos fóruns é para reforçar a prática da pecuária sustentável no Tocantins. “Com isso, visamos otimizar o uso intensificado das pastagens para a melhoria da pecuária de corte, aumentando a quantidade e qualidade da carne bovina no Tocantins”, ressaltou.

Na quinta-feira, 26, em Palmas, no auditório do Sebrae, a partir das 14 horas, acontece as palestras sobre os temas: Plano ABC e a Pecuária de Baixa Emissão de Carbono: geração de valor na produção intensiva de carne e leite, tecnologia de produção mais limpa na pecuária intensiva, geração de  renda a partir dos dejetos da pecuária: biofertilizantes, biogás, energia elétrica, manejo de resíduos em sistemas de produção de leite: limpeza hidráulica dos pisos e produção de fertilizantes.

Na sexta-feira, 27, a partir das 14 horas, as mesmas palestras ocorrem no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Paraíso do Tocantins (ACIP). No período da noite, a partir das 19h30m, acontecem mais duas palestras: oportunidade na cadeia produtiva da pecuária de corte com a construção de matadouros frigoríficos e intensificação de produção de bovinos a pasto.

Circuito

O objetivo da Secretaria da Agricultura e Pecuária, juntamente com instituições e empresas parceiras é realizar o Circuito em quatro regiões do Estado, locais onde estão sendo construídos oitos frigoríficos no Estado.  Sendo que a primeira etapa aconteceu no início de abril na Feira de Exposição Agropecuária de Almas (Agroalmas), a segunda em Palmas e Paraíso, a terceira e quarta marcadas para ocorrer em junho em Campos Lindos e Araguaína.

Parceiros

São parceiros da Seagro nos eventos: Ministério do Abastecimento da Agricultura e Pecuária (MAPA), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Sebrae, DSM Tortuga.