Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Para se enquadrarem no programa os artistas devem ser residentes no município de Palmas

Para se enquadrarem no programa os artistas devem ser residentes no município de Palmas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Para se enquadrarem no programa os artistas devem ser residentes no município de Palmas Para se enquadrarem no programa os artistas devem ser residentes no município de Palmas

Com o objetivo de valorizar os artistas da capital, o vereador Marilon Barbosa, protocolou na Câmara Municipal de Palmas, na manhã desta quarta-feira, 25, um projeto de lei de sua autoria. Um projeto que cria o “Programa Artista Palmense”, tornando obrigatória a participação de apresentações artísticas de bandas, grupos, cantores e instrumentistas locais na abertura de quaisquer eventos musicais que tenha uso de recursos público do município de Palmas.

Para se enquadrarem no programa os artistas devem ser residentes no município de Palmas, e no caso de pluralidade de componentes, àquela coletividade que contemple a maioria de integrantes que no município tenha sua residência. Caberá a Fundação Cultural de Palmas manter um cadastro único de todos os artistas locais.

Para democratizar o sistema de escolha, o vereador Marilon Barbosa propôs que nos critérios de seleção dos artistas para as apresentações leve-se em consideração a regionalização do evento, a fim de atender àqueles que são dos bairros ou região e de acordo com o que propõe o evento.

“Com esta propositura queremos assegurar que os artistas locais possam ter acessos e oportunidades de mostrarem seus trabalhos e fazer jus à aplicação dos recursos municipais em produtos culturais que tenha elementos da cultura palmense, pois nos últimos anos houve um aumento na contratação de grandes bandas e artistas nacionais em eventos do calendário da nossa capital, porém, o espaço oferecido aos artistas locais tem diminuído cada vez mais”, disse o vereador Marilon Barbosa.

Em fevereiro deste ano, o vereador Marilon Barbosa recebeu um grupo de músicos tocantinenses, que reivindicaram mais apoio aos artistas e à cultura na capital e naquela oportunidade comprometeu-se em colaborar com a causa dos artistas. “Esperamos que com a aprovação futura deste projeto, o município valorize de fato os nossos artistas locais”, defendeu o parlamentar.