Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Comissão dos Candidatos Aprovados no concurso da Polícia Civil reuniu-se com o novo secretário de Segurança Pública do Estado, Deusiano Pereira de Amorim, na tarde desta última quarta-feira, 9, para discutir as 156 convocações remanescentes do certame realizado pelo governo estadual ainda em 2014. 

Segundo a Comissão, na reunião, o gestor afirmou que está sendo realizado um levantamento financeiro através da Secretaria de Planejamento desde a semana passada. Diante disso, segundo a informação da comissão, o secretário ressaltou que a intenção do governo é que todos os candidatos que estão aguardando sejam nomeados até esta próxima sexta-feira, 11.

Ainda segundo a comissão, o secretário garantiu que está se esforçando para convocar os remanescentes e reforçou que a posse dos aprovados é de interesse da gestão do governador interino Mauro Carlesse (PHS). 

Faltam ser convocados 

No momento ainda faltam ser convocados 37 peritos, 40 delegados e 78 escrivães. Todos os aprovados já fizeram o curso da formação na Academia de Polícia e estão preparados para serem empossados.

Dieverson Reis, candidato aprovado para o cargo de perito criminal e membro da comissão,  acredita que o certame, que já perdura por quatro anos, está chegando ao capítulo final. "Em prol de todo o investimento que já foi feito neste concurso e, principalmente, na Segurança Pública do Estado, queremos ser convocados. Esperamos que a nomeação de todos seja confirmada, lembrando que estamos empenhados e prontos para prestar serviço à segurança pública estadual", afirmou.  

Na ocasião, os aprovados também discutiram  assuntos estruturais da Polícia Civil, como o déficit do efetivo na corporação. 

Lei

A comissão também destaca que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018 prevê um artigo que destina recursos específicos para a finalização de fases finais concursos e contratação de membros do cadastro de reserva. Por isso, os representantes do certame alegam injustiça na tramitação final do processo seletivo.