Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Lucas Nascimento

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Marco Antony Villas Boas, esclareceu na tarde desta terça-feira, 29, sobre o processo logístico para a Eleição Suplementar, que acontecem neste domingo, dia 3 de junho, nos 139 municípios do Tocantins, para escolha de governador e vice para o mandato tampão até 31 de dezembro.

Villas Boas destacou que o pleito suplementar é uma situação excepcional, da qual ninguém esperava ser realizada em prazo de apenas 60 dias, mas que a Justiça Eleitoral por trabalhar suas ações de forma estratégica já estava preparada para o desafio. “O TRE-TO vem cuidando da estratégia, do planejamento desde 2005, reiteradamente. A cada eleição que passa o processo é checado e aprimorado, de modo que não tivemos dificuldade em realizar todos os atos necessários para que a eleição ocorra, no dia 3 de junho”, disse.

O presidente também falou sobre as estratégias de contingência da Justiça Eleitoral diante à paralisação nacional dos caminhoneiros, que afetou todo o país, principalmente com o desabastecendo de combustível. De acordo com Villas Boas a normalidade do pleito está garantida por meio de ação conjunta com diversas forças do Exército, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar. “Conseguimos então, desenvolver um planejamento, fazer um comboio com combustíveis e entrar em Palmas e reabastecer os postos de gasolina e, também, da mesma forma, no interior para que a população tenha no dia 3 de junho a liberdade de locomoção e trânsito e exercer os seus direitos, principalmente o direito de voto, porque as liberdades devem ser garantidas ao extremo”, explicou Villas Boas.

Sobre a participação do eleitor no dia 3 de junho, para exercer a cidadania por meio do voto, o presidente do TRE-TO deixou uma mensagem a todos os tocantinenses. “Deixo uma convocação para que todos compareçam e depositem o seu voto de confiança nesse processo garantido pela Justiça Eleitoral, e exerça com dignidade esse voto para que, a partir dele, haja as transformações necessárias no plano político e no Estado. Se o cidadão tocantinense não for às urnas, a omissão terá um preço muito significativo, pois, aqueles que não são os melhores, que não são os mais adequados para gerirem os destinos do Estado permanecerão incólumes”, destacou.

Sobre a escolha dos candidatos o presidente enfatizou que o cidadão não deve escolher àqueles que tenham um passado sujo ou estejam envolvidos em escândalos. Ao falar diretamente ao eleitor Villas Boas orientou, “não votem naqueles que tentem suborná-los, tentem comprar o seu voto. Não votem naqueles que tentam enganá-lo de alguma forma ou que tragam propostas mirabolantes. Essa é uma hora decisiva para mudarmos os destinos do Estado e da nação. Conto com a sua presença no dia 3 de junho para que a gente possa iniciar um verdadeiro processo democrático de mudança na nação brasileira”.

Participaram da coletiva de imprensa a vice-presidente e corregedora eleitoral, desembargadora Ângela Prudente, o superintendente da Polícia Federal no Tocantins, Arcelino Vieira Damasceno, o procurador eleitoral, Álvaro Manzano, o comandante do 22º Batalhão de Infantaria, coronel Athos Roberto de Souza; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Hállison Melo e o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras Barbosa.