Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A Polícia Civil cumpre, na manhã desta sexta-feira, 3, mandados de prisão contra três vereadores de Palmas. Os políticos são alvos da 2ª fase da operação Jogo Limpo, que investiga desvios de dinheiro da Prefeitura de Palmas. A Operação tem a participação de  Peritos Oficiais, da área de  computação forense e contabilidade que devem analisar o material recolhido pela polícia.

Ao todo, estão sendo cumpridos 26 mandados de prisão temporária e 31 de busca e apreensão. As prisões e buscas foram realizadas nos municípios de Palmas, Fortaleza do Tabocão, Aparecida do Rio Negro e Goiânia (GO). Na Capital, três vereadores estariam envolvidos, o presidente da Câmara Municipal José do Lago Folha Filho (PSD), Major Negreiros (PSB) e Rogério Freitas (PMDB).

Segundo informações do Sindicato dos Peritos Oficiais do Tocantins (Sindiperito), nesta operação, o trabalho da seção de Contabilidade Forense da pericia Oficial do Tocantins vem sendo destaque, pelo papel essencial no desenrolar das investigações da operação , que vem rastreando desvios milionários na execução de contratos firmados entre a Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes), federações e  associações esportivas.

Segundo a polícia, as investigações apontam que o dinheiro teria sido usado para financiar campanhas eleitorais em 2014. A verba seria destinada para projetos sociais e de incentivo ao esporte. Empresas fantasmas emitiam notas fiscais frias para justificar despesas e serviços não realizados na prestação de contas dos convênios, sendo que os valores recebidos eram desviados para servidores públicos, presidentes de entidades, empresários e agentes políticos.

Em fevereiro, após o cumprimento de diversas diligências os Peritos Oficiais da seção de contabilidade forense realizaram uma varredura nos sistemas financeiros e contábeis, identificando as operações suspeitas.

A  operação “Jogo Limpo” é realizada pela Delegacia de Repressão a Crimes de Maior Potencial Contra a Administração Pública e conta com o apoio de Peritos Oficiais, delegados e mais de 110 policiais civis.