Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Colheita do capim dourado 2017

Colheita do capim dourado 2017 Foto: Arquivo Seden

Foto: Arquivo Seden Colheita do capim dourado 2017 Colheita do capim dourado 2017

A matéria-prima utilizada na confecção de um dos artesanatos do Tocantins mais divulgados e apreciados no Brasil e no exterior volta a ganhar espaço nesta semana. A 10ª edição da Festa da Colheita do Capim Dourado será realizada entre os dias 11 e 16 de setembro, no Povoado do Mumbuca, comunidade quilombola localizada no município de Mateiros, a 274 km de Palmas, região do Jalapão.

Com o tema “Em defesa do cerrado, dos povos e do capim dourado”, a festa vai reunir a comunidade local e visitantes para discutir os caminhos da preservação dos recursos naturais e culturais da região do Jalapão, bem como da integração entre as comunidades quilombolas, por meio de suas tradições.

A Festa da Colheita do Capim Dourado foi criada para celebrar o período do manejo sustentável do capim. Legalmente, a colheita está liberada, anualmente, de 20 de setembro a 30 de novembro.

A programação inclui apresentações culturais, lançamento do site Mumbuca, inauguração do Memorial Mumbuca, colheita demonstrativa do capim dourado, rodas de conversa, chamadas de mesas douradas. A abertura oficial ocorrerá na sexta, 14, quando será debatida a Minuta do Projeto de Lei de Uso Sustentável do Capim Dourado e do Buriti, que contará com a participação da superintendente de Desenvolvimento da Cultura, Noraney de Castro.

O evento é uma realização da Associação dos Artesãos Extrativistas do Povoado do Mumbuca, com apoio de instituições públicas e privadas.

Artesanato  confeccionado com Capim Dourado (Foto: Arquivo Seden)