Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O candidato ao Senado da República, deputado estadual Paulo Mourão (PT), reuniu-se com os professores das escolas públicas do Tocantins, no último sábado, 15, no Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet) para aula da especialização Linguagens, Cultura, Educação e Tecnologias. “Nós precisamos resolver o problema da nossa educação para recompor a massa crítica da cidadania”, disse o candidato na oportunidade. 

Ao lado do presidente do sindicato, José Roque Santiago, do candidato ao governo do Tocantins Marlon Reis (REDE) e do candidato a deputado federal, Professor Adão Francisco (PT), Paulo Mourão, que foi quem destinou a emenda no valor de R$ 260 mil para viabilizar a pós-graduação em Palmas e Araguaína para os professores da Rede Pública de Ensino, lembrou que desde sua atuação enquanto deputado Federal tem por prioridade de atuação a educação. 

“Quando valorizamos a educação e oferecemos formação aos servidores, temos grandes chances de mudar a realidade do ensino no Tocantins e assim ofertar oportunidade de desenvolvimento inclusivo aos nossos jovens”, ponderou Mourão.

Diante do atual cenário da educação no Brasil e no Tocantins Paulo Mourão lembrou que o Estado tem uma dívida altíssima, tendo em vista que na história, a educação não foi prioridade para a maioria dos governos. “Na gestão do presidente Lula vimos um grande avanço. Foram dezenas de novas universidades, a implantação dos Institutos Federais de Educação e a destinação dos recursos do Pré-Sal para a formação dos nossos jovens”, lembrou Mourão ao lamentar a atitude do governo do presidente Temer (PMDB), que destinou o potencial de renda para empresas estrangeiras.

“Temos que mudar essa realidade e voltar a garantir que a prioridade dos investimentos do Brasil sejam em educação, afinal professor e aluno não representa gasto, mas investimento”, disse o candidato ao Senado.

Universidade parceira

Na avaliação de Paulo Mourão, há uma forma de ofertar uma educação pública, gratuita e de qualidade. “Temos que ser parceiros das academias. Junto às universidades vamos desenvolver processos de estruturação e desenvolvimento inclusivo do estado”, disse.

O candidato a deputado federal e também professor da Universidade Federal do Tocantins, Adão Francisco, concordou com Mourão e falou da importância da ação do deputado em destinar emendas e se preocupar com a educação do povo tocantinense. “Hoje vemos uma grande desfeita das políticas públicas para educação em âmbito local e nacional, mas quando nos deparamos com uma pessoa como o deputado Paulo Mourão, comprometida com um futuro melhor para todos priorizando a educação, conseguimos ter esperança de um desenvolvimento inclusivo na nossa sociedade”, avaliou o professor.