Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Gilberto Cézar Estudantes foram recebidos pelo governador do Tocantins, Mauro Carlesse Estudantes foram recebidos pelo governador do Tocantins, Mauro Carlesse

O projeto “Viver com Alegria” foi apresentado como case de sucesso no I Congresso Ibero-Americano Nós Propomos 2018, realizado de 7 e 12 de setembro em Lisboa, Portugal. A ação foi inscrita por alunos do Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia no “Nós Propomos!” – programa de extensão desenvolvido pela Universidade de Lisboa em parceria com a Universidade Federal do Tocantins.

Os estudantes Daniel Ribeiro Costa, Lucas Cunha Borges, Mikelle Souza de Almeida, Samara Bezerra da Silva e Wádla Rufino dos Santos foram os responsáveis pela execução da proposta e representaram o Brasil no congresso.

Representantes de diversos países também estiveram presentes no evento, porém, o “Viver com Alegria”, desenvolvido em Palmas, foi o único a ser concretizado e ganhou destaque pelo engajamento da comunidade local e a aplicação prática que refletiu na qualidade de vida dos idosos do Jardim Aureny I.

Parceiros como o Sesc Tocantins, a Encanel Home Center e a Fundação Alphaville, também participaram ativamente da ação que incluiu ainda a revitalização de um espaço subutilizado para promoção de atividades destinadas a idosos, que estava em situação precária.

“O protagonismo social foi o ponto alto desse projeto, e a relação que ele produziu entre as gerações foi capaz de mobilizar tantas pessoas e parceiros a favor de uma transformação real para a promoção de saúde e qualidade de vida do município”, ressaltou Ricardo Benitez, coordenador de Sustentabilidade da Fundação Alphaville.

Sobre o “Nós Propomos”

O “Nós Propomos!” é um programa de extensão universitária desenvolvido pela Universidade de Lisboa e pretende promover uma efetiva cidadania territorial local, numa perspectiva de governança e sustentabilidade. Atualmente e em parceria com universidades locais, o programa é desenvolvido também no Brasil e na Espanha. 

 Projeto inscrito no programa Nós Propomos proporcionou qualidade de vida aos idosos do Jardim Aureny I (Foto: Gilberto Cézar)