Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Natividade, cidade histórica do Tocantins, é local de extração ilegal de ouro

Natividade, cidade histórica do Tocantins, é local de extração ilegal de ouro Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Natividade, cidade histórica do Tocantins, é local de extração ilegal de ouro Natividade, cidade histórica do Tocantins, é local de extração ilegal de ouro

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira,23, uma operação de combate ao garimpo ilegal na região Sudeste do Tocantins. De acordo com a assessoria de comunicação da PF, a extração ilegal de ouro funcionaria na zona rural dos municípios de Natividade e Chapada da Natividade.

As investigações que levaram ao fechamento do garimpo tiveram início com uma fiscalização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). As investigações apontaram que o minério era comercializado no estado de São Paulo e também no exterior.

Além do Tocantins, as equipes da PF também cumprem mandados judiciais em outros quatro estados (São Paulo, Pará, Distrito Federal e Bahia). Mais de 60 policiais cumprem 10 mandados de busca e apreensão e 12 de intimação. Também foi pedido o bloqueio de valores nas contas bancárias dos envolvidos visando a recuperação de valores do ouro extraído e reparação dos danos ambientais causados com a extração.

A Polícia Federal reforça que a extração ilegal não gera benefícios para a comunidade local, não há criação de empregos formais e nem arrecadação de impostos. A população local tem sofrido com os danos ambientais e contaminação com metais pesados utilizados pela garimpagem ilegal do ouro.

Os investigados podem responder pelos crimes de usurpação de bens da União, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

A operação batizada de Rota do Ouro faz referência ao seu objetivo que é de elucidar qual o destino do ouro extraído da região de Natividade-TO.