Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Vereador Gerson Alves, membro da CPI do Previpalmas (foto: Reprodução Facebook)

Contrário ao parecer da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores que abriu para todos os parlamentares a possibilidade de fazer perguntas aos depoentes da CPI do Previpalmas, o vereador Gerson Alves (PSL) disse ao Conexão Tocantins que está preocupado que a “politicagem” impregne os trabalhos da comissão parlamentar de inquérito. Para Alves, a possibilidade de que todos façam questionamentos pode atrapalhar o bom andamento da CPI. “Temos que respeitar a decisão do plenário, mas no meu ponto de vista essa ânsia de participar é para politicar, chegar até os depoentes e fazer política, talvez até acusar. E hoje a intenção da CPI é fazer perguntas e não acusações”, disse o parlamentar.

Nesta terça-feira, 20, os vereadores aprovaram por maioria o parecer que era favorável à participação direta de todos durante os depoimentos da CPI. Anteriormente os parlamentares que não eram membros da comissão deveriam encaminhar as perguntas por escrito.

Além de Gerson Alves, o vereador Júnior Geo (PROS), que é presidente da CPI, também foi contrário à proposta. Geo também acha que a abertura para as perguntas pode prejudicar o andamento dos trabalhos. “Ao contrário do que ocorreu em outros momentos, em que se fez CPI e nada transcorreu por parte delas, nós queremos ter resultado”, disse o presidente.

Vereador Júnior Geo, presidente da CPI do Previpalmas (foto: Assessoria de comunicação)

O parlamentar também destacou que não houve qualquer tipo de impedimento ou supressão do direito dos demais vereadores ao esclarecimento quanto às testemunhas, uma vez que foi possível enviar as perguntas por escrito, as quais foram devidamente dirigidas às testemunhas. Sobre o trabalho que está sendo realizado pela CPI, Geo pontuou que a Lei Orgânica do Município tem resguardado os posicionamentos que a Comissão tem tomado. “Apesar de não concordar, eu respeito o posicionamento dos demais pares. Acredito que todos nós temos o mesmo objetivo, de trazer aos servidores do município o que lhe pertence e fazer com que tenhamos êxito em demonstrar qual é a verdadeira função desta Casa de Leis, que é representar o interesse da sociedade”, ressaltou.

Próximas oitivas

Os depoimentos da CPI do Previpalmas continuam nesta quarta-feira, 21. Além do ex-diretor de investimentos, Fábio Costa Martins, que já estava confirmado. A comissão também conseguiu intimar a ex-diretora de administração e financeira do instituto, Marineide Santana Pereira.

Amanhã deverão prestar depoimentos o gerente geral da agência da Caixa Econômica Federal, Paulo Cesar Gonçalves da Silva e o gerente de atendimento e negócios da agência da Caixa Econômica Federal, Olivier Leal Pires.

Ainda são aguardados os depoimentos do ex-secretário de finanças, Christian Zini, e do ex-presidente do Previpalmas, Maxilane Fleury. Para o vereador Gerson Alves, estes dois são os depoentes mais aguardados, porque podem ter informações fundamentais para a conclusão dos trabalhos da CPI. “A gente espera mesmo é a vinda do secretário e do Max que são pessoas extremamente importantes que interroguemos porque têm informações fundamentais para nossa conclusão final”, declarou.

Os depoimentos desta quarta começam a partir das 17h30. Já na quinta as oitivas terão início às 18h.