Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Lúcio Campelo usou a tribuna da Câmara para pedir desculpas (Reprodução Youtube)

O vereador de Palmas, Lúcio Campelo (PR), usou a tribuna da Câmara de Palmas nesta quinta-feira, 22, para comentar uma fala polêmica atribuída a ele durante a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da última terça-feira, 20. Durante a sessão Campelo teria dito “eu sou é a favor da pedofilia”. O vídeo foi divulgado na internet e rapidamente ganhou repercussão em redes sociais e aplicativos de mensagens.

Na tribuna o vereador pediu desculpas e disse que foi um momento infeliz. “O mundo desabou na cabeça do vereador Lúcio Campelo por causa desta fala. Nós cometemos um erro e eu quero assumir o erro que cometi e pedir desculpas à sociedade palmense por este erro”, assumiu o vereador.

No momento da declaração, Lúcio Campelo não usava o direito de fala durante a sessão. O áudio foi capturado por um microfone que estava ligado. Campelo atribuiu a fala a uma brincadeira infeliz feita em um momento inadequado”. Na ocasião a CCJ votava o projeto de criação da Semana de Combate à Violência e Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Campelo ainda citou sua carreira política, seus atributos como chefe de família e a atuação parlamentar em prol da “família tradicional” para corroborar seu pedido de desculpas. O vereador foi acompanhado pelos colegas que reconheceram o erro do parlamentar, mas manifestaram solidariedade, atribuindo o “incidente” ao caráter “brincalhão” de Campelo. “O senhor fala até sorrindo no final, dá até a entender que é uma brincadeira… uma brincadeira infeliz e de mal gosto que não deveria ter sido feita, mas quero dizer que conheço Lúcio Campelo, sua família, esposa e filhos e sua conduta como defensor da família e das crianças. Colocaria meu neto, meus filhos junto com vossa excelência em qualquer lugar”, disse a vereadora Laudecy Coimbra (SD).

Já o vereador Gérson Alves (PSL) disse que o colega foi infeliz na fala, mas que acredita na boa conduta do vereador por conhecer seu caráter. O único vereador que não defendeu Lúcio Campelo foi Tiago Andrino (PSB).

Por fim, Campelo voltou a pedir desculpas pela fala e disse que está disposto a arcar com as consequências de sua declaração. “A responsabilidade deste fato é exclusivamente minha. A Câmara nada tem que responder sobre este episódio. Eu estou aqui para responder por qualquer medida judicial a respeito deste assunto”, finalizou.

Operação

A repercussão da fala do vereador acontece justamente no dia em que uma grande operação de combate à pedofilia acontece em todo o País. denominada "Luz da Infância" a operação é coordenada pelo Ministério da Segurança Pública. No total, 69 mandados de busca e apreensão são cumpridos em 18 estados e no Distrito Federal.

No Tocantins a Polícia Civil cumpriu um mandado em Lajeado o computador de um homem de 34 anos foi apreendido. O conteúdo será analisado por peritos. O nome do suspeito não foi divulgado.