Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Equipe de currículo do Tocantins, ao lado da secretária Adriana Aguiar e do ministro Rossieli Soares

Equipe de currículo do Tocantins, ao lado da secretária Adriana Aguiar e do ministro Rossieli Soares Foto: Divulgação / Governo do Tocantins

Foto: Divulgação / Governo do Tocantins Equipe de currículo do Tocantins, ao lado da secretária Adriana Aguiar e do ministro Rossieli Soares Equipe de currículo do Tocantins, ao lado da secretária Adriana Aguiar e do ministro Rossieli Soares

A equipe de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Tocantins recebeu do ministro da Educação, Rossieli Soares, certificação em reconhecimento pelo trabalho de elaboração e revisão dos currículos alinhados à BNCC.  A entrega aconteceu nessa quarta-feira, 12, em Brasília, durante o 3º Encontro Formativo do Programa de Apoio à Implementação da BNCC. O Tocantins é um dos 12 estados que já conceberam a aprovação de seus currículos pelos conselhos estaduais de Educação.

“O Brasil um dia vai entender o exemplo que vocês são para o nosso país. Porque pela primeira vez nós estamos fazendo um regime de colaboração entre estados e municípios para aquilo que mais importa, que é a aprendizagem”, frisou o ministro da Educação, Rossieli Soares.

A secretária da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins, Adriana Aguiar, representou o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).  A gestora enfatizou como está sendo conduzido o processo de redação e aprovação dos currículos nos estados.

“Cada estado dá um novo formato ao documento, incluindo as suas particularidades regionais. Esta é uma construção democrática realizada em regime de colaboração, com forte atuação dos municípios - uma parceira com a Undime, dos estados e entidades representativas da sociedade”, disse.

O evento que ocorre até sexta-feira, 14, vai orientar as equipes técnicas e de gestão das unidades federativas responsáveis pela elaboração e revisão dos currículos alinhados à BNCC. São cerca de 30 pessoas por Estado, incluindo as equipes de currículos, coordenadores estaduais e de etapa; redatores da educação infantil até o ensino fundamental, articuladores de conselho e dos regimes de colaboração e analistas de gestão.

Serão discutidas gestão, governança e planejamento das estratégias de informação para o próximo ano. A revisão do projeto pedagógico das escolas e a elaboração da pauta formativa de 2019 também estão na pauta do evento.