Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Márcio Vieira

Foto: Márcio Vieira

Deve deixar a cadeia nesta sexta-feira, 11, o ex-deputado estadual e ex-superintendente do Incra no Tocantins, Carlos Alberto da Costa, o Carlão da Saneatins. Ele deve ser solto após pagar fiança equivalente a 50 salários mínimos.

A decisão é do juiz federal substituto da 4ª Vara da Justiça Federal em Palmas, João Paulo Abe. Para o juiz a exoneração de Carlão do cargo de superintendente seria suficiente para impedir que ele interferisse nas investigações e garantir a ordem pública.

Carlão da Saneatins foi preso em 19 de dezembro de 2018 pela Polícia Federal durante a 2ª fase da Operação Nudae, mas ele já estava afastado do cargo desde o mês de agosto do ano passado quando foi deflagrada a primeira fase da operação.

O ex-superintendente é investigado pela suspeita de um suposto esquema de fraudes e desvio de recursos públicos envolvendo Chamada Pública do Incra/SR (26)/TO, tendo como objeto a seleção de entidade para prestar serviços de assistência técnica e extensão rural para vários assentamentos criados ou reconhecidos pelo Incra, no Estado do Tocantins.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Carlão teria recebido propinas que chegam a R$ 5 milhões e as movimentações em suas contas bancárias seriam incompatíveis e desproporcionais à sua condição de agente público.