Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Igeprev está sem direção desde o início do mês, segundo conselheiro

Igeprev está sem direção desde o início do mês, segundo conselheiro Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Igeprev está sem direção desde o início do mês, segundo conselheiro Igeprev está sem direção desde o início do mês, segundo conselheiro

O conselheiro fiscal do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev), Jorge Couto, tem denunciado uma situação que o mesmo definiu como “descaso” por parte do governo estadual com o órgão.

Segundo Couto, que também é presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual (Sindare) e da Audifisco, ele teria ido pessoalmente ao Palácio Araguaia para tentar conversar com representantes do primeiro escalão do governo a respeito da situação do Igeprev. O conselheiro tentou falar primeiramente com o Secretário da Casa Civil, Rolf Vidal, mas foi informado pela secretária do gabinete que Vidal não o atenderia.

Em uma segunda tentativa, Couto tentou então contato com  o Sub-Secretário da Casa Civil, Bruno Cesarino. “Este por sua vez,  mesmo estando presente e tendo sido informado de que o assunto era de muita importância, se referia ao Igeprev e que não demandaria sequer cinco minutos, também se recusou em atender”, diz o conselheiro.

Segundo Couto, o Igeprev está sem direção e gestão desde o início do mês. Nesta quinta-feira, 10, seria o último prazo para fazer os lançamentos em folha de pagamento, incluindo implantação de aposentadoria, demais benefícios, exclusões ou inclusões em folha de pagamento do órgão. O que não está sendo possível fazer devido à falta de gestão e pessoal para trabalhar.

Até mesmo situações que envolvam cumprimentos de ordens judiciais, contratações e outras portarias estariam sendo prejudicadas, segundo o conselheiro, que diz ainda que os segurados e pensionistas  já estão sendo diretamente prejudicados por falta de atendimento. “O instituto previdenciário está sem presidente, diretor previdenciário, chefe do setor de pagamento, assessoria jurídica, dentre tantos outros setores paralisados por falta de servidor. Oficiamos o governador Mauro Carlesse, a seguir buscamos contato verbal com o secretário da Casa Civil e até mesmo com o sub-secretário, mas esses últimos não quiseram sequer ouvir os nossos apelos”, relata Couto.

Resposta

O Conexão Tocantins tentou contato com o Chefe de Gabinete do governador, Divino Allan, mas as ligações e mensagens não foram respondidas. Já o secretário da Casa Civil, Rolf Vidal, informou que havia fechado toda sua agenda na tarde de quarta-feira para resolver demandas internas, não sendo possível portanto receber o conselheiro naquele momento.

Também solicitamos da Secretaria de Comunicação do Governo quando o governador Mauro Carlesse deverá nomear o presidente do Igeprev e se há previsão de recontratação de servidores exonerados para prestar atendimento aos segurados e pensionistas.