Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O advogado Leandro F. de S. foi preso pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira, 29, durante a Operação Chave-Mestra que investiga uma "rede de espionagem" na qual advogados e servidores da justiça estariam facilitando o vazamento de informações judiciais, como mandados de busca e apreensão e prisão em outras operações policiais.

Além da prisão do advogado, outros  15 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no Fórum de Palmas e também em escritórios de advocacia e residências de alguns dos investigados.

Segundo a polícia, os investigados são suspeitos pelo vazamento de informações e decisões judiciais alertando pessoas investigadas sobre o cumprimento de mandados. Uma servidora do Fórum é suspeita de facilitar o acesso ao e-Proc - sistema eletrônico utilizado pela justiça - para que as informações fossem vazadas.

A operação está sendo realizada pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos de Palmas e recebeu o nome de Chave-Mestra em alusão ao fornecimento da senha de acesso ao e-Proc para o vazamento das informações.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a operação corre em segredo de justiça e, por este motivo, os detalhes não serão repassados até o final dos trabalhos.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO) informou que o presidente da Seccional, Gedeon Pitaluga, está acompanhando o desenrolar dos fatos in loco e que a entidade só irá emitir algum posicionamento a respeito do envolvimento de advogados após o fim da operação.