Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Filho Sandes Unidades dispõem de profissionais de educação física nos locais, das 6 às 8 horas e das 18 às 20 horas, para orientar a comunidade Unidades dispõem de profissionais de educação física nos locais, das 6 às 8 horas e das 18 às 20 horas, para orientar a comunidade

Praticar atividade física sem custo, tendo à disposição um ambiente agradável e aparelhos que ajudam na execução dos exercícios são algumas das vantagens das academias públicas ao ar livre. Atualmente, em Araguaína, atos de vandalismo têm prejudicado o funcionamento da maioria das 11 academias em funcionamento instaladas em diversos bairros da cidade.

De acordo com um levantamento da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, são gastos uma média de R$ 3 mil a cada manutenção de aparelhos danificados pela prática de vandalismo. O último registro de depredação foi na semana passada, nas duas academias localizadas na Avenida Marginal Neblina. Vândalos arrancaram puxadores com peitoral, um deles foi localizado dentro do córrego.

“Infelizmente é uma realidade que registramos semanalmente em nossas academias públicas. As ações acontecem geralmente aos fins de semana e destroem a estrutura de aparelhos, o que torna impossível o uso. Contamos com a colaboração da comunidade no zelo pelo nosso espaço e até mesmo denunciando esse tipo de crime”, destacou o coordenador das academias ao ar livre do Município, João Batista Goulart.

O coordenador das academias destaca também que a ação de vândalos tem provocado outros impactos negativos como o atraso na entrega de novos espaços para a comunidade.

“O valor que aplicamos reformando os aparelhos quebrados deveria ser revestido para a implantação dos novos espaços na cidade. Nossa previsão é de que até o fim do ano, Araguaína esteja com 15 academias públicas em funcionamento. Contamos com a colaboração da comunidade no zelo pelo nosso espaço e até mesmo denunciando esse tipo de crime”, concluiu João Batista.

Punição

O dano provocado nas academias da Avenida Marginal Neblina foi registrado na Delegacia de Polícia Civil para investigação. Danificar o patrimônio público é crime e está prevista multa no artigo 28 do Código de Postura do Município. O infrator é obrigado a indenizar a Prefeitura e ainda 20% da reparação dos danos. A comunidade pode denunciar qualquer ato de vandalismo por telefone.

Onde encontrar

As academias ao ar livre em Araguaína estão em sete bairros da cidade: duas no Parque Cimba, duas na Avenida Marginal Neblina, duas no Setor Costa Esmeralda, uma no Setor Barros, uma na Vila Azul, duas no Setor Araguaína Sul e uma no Setor Patrocínio.

Desde a instalação das academias ao ar livre, iniciadas em 2016, os araguainenses têm à sua disposição equipamentos que proporcionam melhoraria da qualidade de vida. Nos aparelhos, podem ser feitos exercícios que melhorem a coordenação motora e o condicionamento físico, fortalecendo músculos e articulações; além de melhorar a autoestima e promover a integração social.

Equipamentos e profissionais

As academias contam com bicicletas, paralela, jogo de barras, puxador de peito e costas, simulador de caminhada, aparelho abdominal, elíptico e giro diagonal, entre outros aparelhos, incluindo para deficientes físicos, todos com pintura eletrostática, que evita a ferrugem e reduz o atrito.

As unidades dispõem também de profissionais de educação física nos locais, das 6 às 8 horas e das 18 às 20 horas, para orientar a comunidade quanto à forma correta da prática dos exercícios, além das placas explicativas, onde o usuário pode tirar dúvidas sobre a maneira correta do uso dos aparelhos.

Benefícios e cuidados

Além de fortalecer a musculatura, esses exercícios oferecem vários outros benefícios, como o bem-estar físico e emocional, diminui o risco de doenças cardíacas e coronariana, diminui o colesterol e a pressão alta e melhora a coordenação motora e o condicionamento físico.

Cuidados devem ser tomados na prática desses exercícios, principalmente pelas pessoas da terceira idade. A recomendação dos profissionais de Educação Física do Município é de o médico seja procurado antes do início de qualquer atividade física.