Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Moradores de Fátima, município a cerca de 128 km de Palmas, denunciam uma situação que pode se tornar uma tragédia, caso o poder público não tome providências para evitá-la. Trata-se de um reservatório de água da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) que apresenta aparentes sinais de desgaste na estrutura e tem causado nos moradores o medo do um possível desabamento.

As fotos feitas pelos moradores e enviadas ao Conexão Tocantins mostram infiltrações e rachaduras que ameaçam a estrutura que sustenta o reservatório de 350 mil litros de água. Na imagem abaixo é possível ver que a rachadura já comprometeu totalmente a parede. O vão é suficientemente grande para passar uma mão, diz um dos moradores.

A estrutura tem cerca de 22 metros de altura e é feita de concreto. O desgaste é tamanho que, em alguns locais, o concreto se foi e a estrutura metálica de sustentação está exposta.

O marceneiro Carlos de Mello tem uma marcenaria há cerca de 10 metros do reservatório e diz que trabalha todos os dias com medo de que uma tragédia possa acontecer. “Eu trabalho aqui perto e se essa caixa d’água cair com certeza vai me atingir, a não ser que ela caia pro outro lado, mas aí vai atingir outras pessoas que moram perto também”, relata.

Segundo Carlos, há casas a uma distância de 20 metros do reservatório. Famílias que, para ele, estão ameaçadas com a possibilidade de que a estrutura ceda e venha abaixo.

A caixa d’água foi construída na década de 1980 para providenciar o abastecimento da cidade de Fátima, mas nunca passou por uma manutenção. A estrutura é de responsabilidade da ATS.

Resposta

A ATS informa que foi realizada vistoria no mês de janeiro deste ano. Para garantir a segurança do reservatório, a ATS irá realizar reparo na estrutura dos pilares.  As ações para contratação dos serviços já foram iniciadas. O reservatório em Fátima é de concreto armado, tem capacidade para 350 mil litros de água, e foi construído na década de 1980. 

Outros municípios também serão beneficiados com estes serviços de recuperação. Nos últimos meses, foi realizada a substituição de seis Reservatórios Elevados (REL) em diferentes municípios, outros dois estão em fase de instalação. O investimento médio realizado pelo Governo do Tocantins para cada novo reservatório metálico é de R$ 88 mil. 

Visitas Técnicas

O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Romis Alberto, realizou, na última semana, visita técnica a sete municípios atendidos pela autarquia. As visitas aos municípios têm por objetivo realizar um mapeamento técnico dos serviços de abastecimento de água e ouvir as demandas da comunidade e do poder público a fim de estabelecer uma comunicação cada vez mais próxima às comunidades atendidas.

Foram visitados os seguintes municípios entre a quarta-feira, 13, e sexta-feira, 15: Presidente Kennedy, Itaporã, Tupiratins, Aragominas, Muricilândia, Brasilândia e Novo Acordo. Acompanhou o presidente, a assessora jurídica da Agência, Laila Amaral.

O presidente destaca que além de fortalecer ações e estratégias que auxiliem na melhoria da prestação destes serviços foi realizado um levantamento de medidas mais urgentes que devem ser adotadas. Em Muricilândia e Tupiratins, foram realizados serviços imediatos que restabeleceram o abastecimento total.