Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Gean Franco Beting/Azul

Foto: Gean Franco Beting/Azul

A empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras vai voar de Palmas/TO para Recife/PE a partir de 6 de julho. O anúncio realizado pela companhia durante a cerimônia de assinatura do Termo de Acordo de Regime Especial (Tare), pelo governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse e o diretor da Azul, Marcelo Bento Ribeiro, no início da tarde desta quinta-feira, 11, na sala de reuniões do Palácio Araguaia. 

A iniciativa tem relação direta com a decisão do Governo do Tocantins de implementar o programa “Prologística”, reduzindo a alíquota do imposto que incide sobre o querosene de aviação. Segundo a empresa, a expectativa é de que a operação entre a capital do Tocantins e Recife aconteça semanalmente, sempre aos sábados, podendo ser ampliada em caso de retorno da demanda. 

Além do novo mercado, a Azul estuda operar em Araguaína, cidade do norte do Tocantins, mas aguarda as adequações na infraestrutura do aeroporto da região.

Da capital Palmas, os voos partirão às 10h45 com pouso estimado às 13h25 no Recife. No sentido inverso, a decolagem estará prevista para às 14h10 com chegada às 16h50 em Palmas. As operações serão realizadas a bordo dos jatos Embraer da Azul, com TV ao vivo e capacidade para até 118 assentos.

O diretor de alianças da Azul, Marcelo Bento, acredita que as novas operações darão ainda mais conveniência para clientes do Tocantins voarem com a companhia e exalta a redução do ICMS, importante para a ampliação da malha aérea do Estado.

“Nós já tínhamos o desejo de aumentar a nossa presença no Tocantins. Com esse incentivo do governo local, podemos concretizar nossos planos e ampliar a malha da Azul no estado, passando a oferecer esse novo mercado. Conectaremos Palmas a Recife, nosso principal centro de conexão do Nordeste, e de lá para o resto do país e do mundo, proporcionando ainda mais opções de destinos e horários aos nossos Clientes do Tocantins. Também serão oportunidades inéditas de abrir novos mercados para o turismo no Jalapão”, destaca Bento.

Em Recife, clientes de Palmas terão conexões imediatas para Natal, João Pessoa, Fernando de Noronha, Maceió e Fortaleza. A capital de Pernambuco é o principal centro de conexões da Azul no Nordeste do País, com cerca de 55 voos diários para 29 destinos diretos, incluindo as operações internacionais para Orlando, Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, e Rosário e Córdoba, na Argentina. Já em Palmas, clientes que partirem do Recife poderão se conectar para Goiânia.

Redução da Base de Cálculo 

 Governador Mauro Carlesse e Marcelo Bento, diretor da Azul, assinam o Termo de Acordo de Regime Especial (Foto: Whashington Luiz)

A nova rota só foi possível após a redução da base de cálculo do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e  de Comunicação (ICMS) nas operações internas com Querosene de Aviação (QAV) e Gasolina de Aviação (GAV), estabelecida pela Lei n° 3.439/2019, de 4 de abril de 2019, oriunda da Medida Provisória n° 04/2019, enviada à Assembleia Legislativa pelo governador Mauro Carlesse no dia 8 de fevereiro de 2019.

A alíquota, que era de 14%, passa a ser reduzida de forma progressiva entre 7% e 3%, conforme o investimento da empresa aérea na aviação comercial dentro do Estado. A intenção do Governo, com a decisão, é fomentar o setor de aviação no Estado, oportunizando a ampliação do número de rotas de voos que contemplem o Tocantins como ponto de partida e de chegada, tendo referência não só a Capital, mas também outros municípios.

Estado preparado

O governador Mauro Carlesse disse, na ocasião, que o Estado está preparado para atrair investimentos. Segundo o gestor, o estado está no caminho certo e tem muitas oportunidades a oferecer para quem busca novos mercados. Carlesse pediu para a Azul expandir os voos regionais para Araguaína e Gurupi, “atendendo, dessa forma, as regiões Norte, Centro e Sul, por meio da malha aérea. O governador aproveitou o momento para solicitar, à Azul, preços acessíveis para os voos, com o propósito de que o maior número possível de pessoas possam usufruir da oportunidade oferecida.

Por sua vez, o diretor da empresa aérea elogiou o empenho das autoridades do executivo e dos parlamentares tocantinenses, que foram ágeis na proposta e na aprovação de medida que proporcionou a abertura de um novo destino a partir de Palmas. Marcelo Bento afirmou que grandes projetos são resultados de grandes visões e grandes parcerias.

Fortalecendo o turismo

Afirmando que o transporte aéreo é fator de desenvolvimento, Marcelo Bento disse que a Azul vai trabalhar para fortalecer o turismo no Tocantins, abrindo mercado especialmente para o Jalapão, capacitando agentes de viagens não somente no Nordeste Brasileiro como em outras regiões do país.

Em sua opinião, está no DNA da Azul desbravar novas rotas e que o tocantinense terá oportunidade ímpar de conhecer todo o nordeste, outros destinos do Brasil e fazer uma viagem internacional, tanto para o Estados Unidos quanto para Europa, a partir de Recife, que hoje concentra 50 voos diários da empresa.

Visivelmente emocionado, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, Tom Lyra, parodiou o ex-governador Siqueira Campos, quando da aprovação do Estado do Tocantins pela Assembleia Nacional Constituinte: “Nós conseguimos, senhor governador, linkar o Tocantins diretamente ao Nordeste, a destinos internacionais”.

Tom Lyra agradeceu a todos os agentes do estado envolvidos no planejamento e na concretização do projeto que proporcionou a criação de um voo de Palmas diretamente para o Nordeste Brasileiro e incentiva a reativação de voos que haviam sido suspensos, assim como a criação de um segundo voo para o estado, o que beneficia Araguaína e Gurupi, por exemplo.

O presidente da Adetuc acredita que a iniciativa da Azul fortalecerá a economia do estado, com a geração de novos empregos, e anunciou a implantação de um modal de cargas da empresa em Palmas, com a abertura de loja também em Araguaína.

Presenças

Prestigiaram a assinatura do Tare entre o Governo do Tocantins e a Azul os deputados estaduais Antônio Andrade, presidente da Assembleia; Valderez Castelo Branco, líder do Governo; Issan Saado; Valdemar Júnior; Claiton Cardoso; Olinto Neto; Cláudia Lélis; Vanda Monteiro; e Ricardo Ayres, além do prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, representantes do trade turístico e de associações da classe empresarial. O deputado federal Ely Borges e o estadual Júnior Geo mandaram representantes. (Da redação com informações Secom-TO e Azul)

Confira abaixo a malha prevista para a nova operação da Azul entre Palmas e Recife.

Palmas - Recife

*Novo Mercado: início em 06 de julho de 2019*

Origem

Saída

Destino

Chegada

Frequência

Palmas

10:45

Recife

13:25

Aos sábados

Recife

14:10

Palmas

16:50

Aos sábados