Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a aproximação da Páscoa, celebrada no próximo dia 21 de abril, os estabelecimentos comerciais ficam cheios de produtos relativos ao feriado festivo, e opções não faltam como ovos de chocolate e pescados. Para que o consumidor não seja lesado por valores muito altos ou produtos de qualidade inferior ao anunciado, a Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon-TO) destaca algumas orientações.

Segundo o Procon, é preciso estar atento a qualidade, e, data de validade e preço do produto são itens indispensáveis na hora das compras, além de ter cuidado com as variadas promoções oferecidas para de atrair o cliente. O superintendente do Procon-TO, Walter Viana, ressalta que o consumidor precisa ficar atento e não levar para casa um produto que não atenda os padrões de qualidade.

“O objetivo da pesquisa é permitir que o consumidor possa decidir de casa qual o local que oferece um preço mais acessível. Por isso o Procon realizou pesquisa de preços de ovos de Páscoa em seis estabelecimentos de Palmas. Ao todo, cinco marcas de chocolates foram consultadas e 43 itens pesquisados”, lembrou Viana.

O que comprar

Definir o que comprar antes de sair de casa e fazer uma pesquisa comparativa de preços, são os primeiros, para buscar sempre os valores mais vantajosos. Estar atento as informações das propagandas veiculadas nos anúncios também deve ser observadas. Pois o lojista é obrigado a cumprir as ofertas anunciadas.

Pescados

É tradição que durante a Quaresma e principalmente na Semana Santa, o consumo de peixe seja maior. O consumidor deve estar atento a organização e temperatura do local de armazenamento, seja o pescado fresco, congelado ou salgado e seco.

E cuidado maior no caso do peixe fresco. Desconfie do cheiro forte, abdômen flácido, olhos murchos e sem brilho e guelras pálidas, estes são sinais de que o produto não deve ser consumido. A pesagem deve ser feita na presença do consumidor, assim como o embalamento do mesmo.

Chocolate

Na hora da compra dos chocolates, o consumidor também deve observar o local onde o produto é armazenado e verificar a limpeza do ambiente. O chocolate deve longe de itens ou artigos de limpeza e de fontes de calor. Na A embalagem do chocolate deve conter, informações como prazo de validade, peso e quantidade, composição. O consumidor não deve comprar produtos com rótulos danificados ou pouco legíveis.

Nos ovos que contêm brinquedos, verifique na embalagem se está estampada a frase Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade. Também é obrigatória a indicação de faixa etária ou, se for o caso, frase que informe que não existe restrição de faixa etária.

É importante lembrar ainda que o brinquedo deve ter o selo do Inmetro em sua embalagem, a identificação do fabricante (nome, CNPJ, endereço), o importador (caso o brinquedo seja importado), as instruções de uso e de montagem, e eventuais riscos que possam apresentar à criança.

Produtos artesanais

Os artigos artesanais devem seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados. E no caso dos produtos importados são obrigados ainda a apresentar informações em língua portuguesa, como identificação do fabricante e importador, país de origem, prazo de validade, composição, volume/quantidade, registro no órgão competente e outras informações obrigatórias.